Fralda de pano: vamos falar mais sobre isso?

Por aqui usamos fralda de pano. Acho que todos já sabem, mesmo que faça tempo que eu não fale sobre o assunto. Passou o frenesi inicial, as fraldas não geram mais dúvidas, inquietações, são uma simples parte da rotina, cumprida automaticamente. Porém, sempre é uma oportunidade para falar sobre, contar para quem não conhece sobre esse item do enxoval do Nico que causou tanto espanto.

Eu não me canso de dizer: as fraldas de pano de hoje (ditas modernas) não são as mesmas que nossas mães e avós usavam (com fralda cremer + alfinete + capa plástica). São uma evolução delas. Uma versão mais prática, anatômica e ecológica. As fraldas de hoje tem o mesmo desing de um fralda descartável, porém sendo reutilizáveis e laváveis como as de antigamente. Ahh, e a forma de lavar também é bem mais simples (viva a máquina de lavar roupa!) Além disso, o tecido do absorvente (ou do revestimento interno da fralda) é escolhido de forma a proporcionar a sensação de sempre seco no bebê. Dá mais conforto ao bebê e não deixa  assar o bumbum.


Hoje não é mais necessário ficar dobrando a fraldinha, ou prendendo alfinetes. É só vestir a fralda no bebê e fechar com botões ou velcros (dependendo do modelo). Tão simples como numa fralda descartável. Esse modelo chama fitted diaper em inglês, e é composto pos duas partes: uma camada externa impermeável , e outra absorvente que fica em contato com a pele do bebê.

IMG_20170221_104940775


> Há dois TIPOS básicos de fralda de pano:

1. em que essas duas camadas são juntas (“All in One” (AIO) por serem “tudo em uma”) –  ainda mais práticas, pois não tem que montar e desmontar antes de usar.

fralda-de-pano-aio-1

2. com bolso (chamadas Pockets) que possuem uma abertura onde você coloca o absorvente. Por serem compostas por duas peças secam mais rápido depois de lavar, e você pode colocar mais de um absorvente, aumentando a absorção e o tempo que a fralda permanece seca, além de combinar diferentes fraldas e absorventes, obtendo o melhor conjunto para a sua vida!

cloth-diaper_pocket2_mamae_verde (1)

>TAMANHOS:

As fraldas de pano podem ser tamanho recém-nascido, P, M, G (assim como as fraldas descartáveis) ou tamanho único.

> Modelos por tamanho: são fraldas mais simples, apenas com o fecho, geralmente em velcro ou botões. Costumam ser menos volumosas, porque são feitas para faixas de peso específicas. À medida que o bebê for crescendo, deverão ser substituídas por tamanhos maiores.

> Tamanho único: Esse modelo vai crescendo junto com o bebê. Veste em média dos 3 aos 16kg. Possui uma estrutura de botões (ou velcro) e elástico caseado. Assim você vai ajustando com o tamanho do seu filho, perna mais gordinha, medida da cintura e tal. É um pouco mais volumosa e um tantinho mais trabalhosa de usar. Esse é o modelo mais procurado, e o mais econômico. A maioria das marcas brasileiras só trabalha com ele.

fralda_unico_dipano_mamae-verde

>DIURNAS ou NOTURNAS

As fraldas de pano podem ser tamanho diurnas ou noturnas:

> Diurnas: são fraldas feitas em tecidos mais leves e mais confortáveis para usar ao longo do dia.

img_20161028_133719157.jpg

> Noturnas:  são fraldas feitas em tecido mais pesado, como o microsoft, que dão uma sensação de seco por bem mais tempo ao bebê e por isso são usadas a noite, para evitar a necessidade de trocas na madrugada. (tem um post falando só sobre elas aqui no blog já!)

IMG_20161108_190656911_BURST000_COVER_TOP

Há também a fralda de piscina, com um material externo que pode molhar sem aumentar volume, super fresquinha e que seca muito rápida. Essas podem ser usadas como fraldas diurnas ou sem o absorvente como fralda de piscina (bacana até para quem não quer entrar no mundo das fraldas de pano, mas tá cansado de pagar milhões de reais na fralda da natação).

fraldapiscina

Vale dizer que na hora de comprar você precisará de uma quantidade muito maior de fraldas diurnas do que noturnas. Se na sua cidade não for quente, nada impede que você use uma fralda noturna de dia ou até para sair (por sua maior capacidade de absorção).

Espero que tenha ajudado 🙂
Qualquer dúvida estamos ae!

 

Anúncios

Um comentário sobre “Fralda de pano: vamos falar mais sobre isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s