Para curar: Bolo de agrião

Em tempos de gripe, resfriados, tristezas, fortes emoções e baixa imunidade, nada melhor que dar uma fortalecida. No corpo e na alma.

Para isso nada melhor que afeto. Ou seja: B-O-L-O.

Estava fazia semanas querendo testar essa receita de Bolo de Agrião (que fica lindo de ver), e meio duvidando que ficava bom. Mas fica, minha gente. Pode fazer que eu “agaranto”.

IMG_20170712_220833
Peguei a receita em um site de receitas português (de Portugal) que eu não me recordo o nome (falha ae produção). Mas como sempre modifiquei tudo, rs. Então segue a minha versão, totalmente aberta as SUAS próprias modificações ; )

> INGREDIENTES: 

. 4 ovos
. 1 maço de agrião (achei muito e coloquei tipo 2/3 do maço)
. 2/3 xícara de óleo (a receita original era de azeite, mas tive coragem não, rs)
. 2 xícaras de açúcar
. 2 xícaras de farinha
. 1 colher de fermento


> COMO FAZER:

. Separe as gemas das claras. E reserve. Lave o agrião como normalmente você faria.
. Bata no liquidificador o açúcar com as gemas, acrescente o óleo e bata mais. Depois o agrião. Se achar que a massa está grossa demais pode colocar um pouco de água (eu coloquei).
. Misture a farinha (se peneirar antes fica melhor).
. E o fermento, delicadamente.
. Por fim, bata as claras em neves e ainda mais delicadamente incorpore a mistura do liquidificador.
. Coloque numa assadeira (naquelas de buraco fica melhor) untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido, por uns 45 minutos.
. Depois que o bolo estiver desenformado e frio, você pode polvilhar açúcar sobre ele (se fizer isso no bolo quente o açúcar vai derreter com o calor e melecar tudo).


> DICAS:

. Eu bati as claras em neve como mandava a receita, mas confesso que se fizesse de novo não o faria. Não achei que mudou muito.
. Eu coloquei bem menos açúcar que mandava e um tanto de mel pra “compensar” e dar um toque especial.
. Não tive coragem de substituir o açúcar por outra coisa pois achei que “agrião” por si só já era “Bela Gil” demais.
. Você pode usar outros açúcares em vez do refinado. Inclusive o melado. Super bem-vindo e deve dar certo. Da próxima vou tentar com banana.
. Com óleo de coco deve ficar muito bom.
. Leve as crianças para a cozinha. Nico que “fez” esse bolo. Ou seja: havia massa verde até no meu cabelo. Mas vale a pena ; )

IMG_20170713_001514

 

Deixe um comentário

