Fralda de pano: e para dormir como é que faz?

Quando a gente resolve usar fralda de pano surge uma dúvida: mas e para dormir? Ninguém quer trocar o bebê a cada 2 ou 3 horas durante a noite, ninguém quer correr o risco de acordar a criatura caso ela esteja enfim dormindo… Se as descartáveis prometem 12 horas de “proteção” e bumbum seco, como não optar por elas?

Da mesma forma que existe fralda descartável diurna e noturna, existe fralda de pano para o dia e para a noite. A diferença? O tecido usado e principalmente a capacidade dos absorventes escolhidos.

Quando o bebê é bem pequenininho isso não faz tanta diferença, já que ele faz cocô sempre (incluindo durante a noite) e fralda de cocô a gente troca na hora. Mas a medida que o bebê cresce ele teoricamente vai dormindo um número maior de horas seguidas (e mesmo que não durma você vai estar tão cansada que não vai querer trocar fralda na madrugada). 

IMG_20170618_201547

Por aqui confesso que a fralda noturna foi uma peleja. Nico como sempre mamou muito a noite toda, e por conta disso fazia (e faz) xixi demais: do tipo que acordava com a fralda descartável mais premium-cara-fodana encharcada e por vezes vazando a roupa toda. Como a gente tinha alguns muitos pacotes de fralda descartável que ganhamos na gravidez, optamos por deixar essas para dormir e usar as de pano de dia. Nesse tempo fui testando as fraldas de pano noturnas e muitas combinações diferentes de absorventes.

Vou ser sincera: foi bem difícil achar uma fralda que não vazasse. E até hoje ainda há os dias que ele acorda com a calça um tiquinho molhada (mesmo que com o bumbum seco).

img_20170618_201529-e1497839474693.jpg

Alguns dos modelos de fralda noturna que temos.

A fralda de pano noturna é como qualquer fralda de pano: não adianta muito eu te dizer qual o melhor modelo. Pois o melhor para mim, não necessariamente é o melhor para você.
Posso te contar apenas um pouco mais da minha experiência. O que eu costumo colocar no Nico? Uma fralda de exterior de microsoft com dois ou três absorventes, a maioria das vezes com uma camada seca em contato com a pele do bebê. Tem funcionado bem os absorventes de microfibra, combinado com moletom e melton. Como para dormir o bebê não precisa se movimentar com liberdade (haha), não preciso me preocupar com o volume da fraldinha, e encho de absorventes sem dó.

IMG_20170618_201537

Fralda Flaviartes com contorno de melton + absorvente de microfibra com camada de soft

Eu uso também um contorno de melton: uma evolução da prefold em formato anatômico, que facilita o encaixe no bebê.

Me falaram maravilhas do contorno, mas sinceramente não sei se sou eu que não sei usar, mas não curto muito. Acho que faz volume demais, não segura suficientemente o xixi (coloco junto um absorvente de microfibra embaixo) e volta e meia vaza por cima da fralda pois é meio grande e volumoso demais. (Mas há quem adore!)

IMG_20170618_201538

Fralda Dipano modelo noturno com três absorventes da marca.

Hoje estamos usando as fraldas de pano todos os dias e todas as noites. Mesmo estando no inverno os vazamentos são mínimos. A fralda acorda lotada de xixi sim (deve dar para espremer um copo haha), mas o bumbum do Nico continua sequinho (por conta do liner de soft ou da camada seca do absorvente que escolho).

Na hora de montar o enxoval de fraldas de pano, lembre-se de escolher algumas fraldas noturnas: 4 fraldas noturnas dão conta, para quem quer lavar a cada 2 ou 3 dias.

Essa é a fraldinha noturna que recebemos da Nova Era Baby, a preferida aqui de casa no momento. Exterior em soft, interior em dry-fit. Não faz muito volume e não vazou 🙂

IMG_20170618_201542

Fralda Nova Era noturna com dois absorventes de moletom e um de microfibra: combinação favorita do momento!

Pode parecer complexo, e talvez eu tenha te desanimado um pouquinho ao longo do relato, rs. Mas a intenção não foi essa. Pelo contrário: tem valido muito a pena usar a fralda de pano noturna. Ter chegado em modelos que me agradam e nas melhores combinações me deixam muito mais segura para usar: valeu toda a busca!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s