Fralda de pano: o que são Liners?

Para quem usa fralda de pano um novo mundo se abre. Há uma infinidade de acessórios que podem melhorar essa experiência, que podem (ou não) valer a pena experimentar. Tem um muito bacana que quase todas as mães gostam que são os forrinhos (liners).

>> O que são? Os forrinhos são um acessório usado entre o bumbum do bebê e a fralda de pano para protegê-las, principalmente de pomadas para assaduras e outros remédios – uma vez que estas costumam impermeabilizar e manchar o tecido das fraldas e dos absorventes.
tapa-fraldas-modelo-11-a19ec19ddd51647a5214858904989802-1024-1024
São muito usados também para proteger as fraldas do cocô e facilitar a retirada e lavagem. O cocô do bebê (isso vale bem mais para bebês maiores que já comem comida e fazem um cocô mais durinho) fica grudado no liner. Mesmo que o liner não garanta que o restante da fralda vá ficar limpo, ele poupa muito trabalho. Com ele as fraldas ficam mais práticas e “limpas”, o que é legal quando se está viajando, passeando, ou para creches e familiares (que não estão costumados à dinâmica das fraldas de pano).

>>Tipos:

> Descartáveis:
É um lencinho fininho (parecido com um pedaço de TNT) e vendido à rolo (com aproximadamente 100 pedaços). Os encontrados se dizem biodegradáveis (feitos a maioria de fibra de bambu, mas há de milho também): não são ecologicamente corretos, uma fez que geram lixo, mas seu impacto ao meio ambiente é bem menor.

Os de fibra de bambu são super suaves ao toque, mas quando molhados deixam a sensação de molhado, enquanto os de milho deixam a sensação de bumbum seco no bebê. Porém, os forros de milho são “menos” biodegradáveis e podem entupir mais facilmente encanamentos quando descartados no vaso sanitário. Podem, por serem mais grossinhos serem reaproveitados (quando sujos só de xixi), por 3 ou 4 vezes, e lavados junto com as fraldas.

Os liners descartáveis facilitam bastante na retirada do cocô: é só retirar tudo e jogar o liner e o cocô no lixo (se estiver na rua) ou no vaso sanitário (mas lembre-se de verificar o estado do encanamento, ou pode causar entupimentos). Por conta disso, algumas creches dizem só aceitar bebês com fraldas de pano com a presença dos liners.

Financeiramente podem não ser muito animadores (no Brasil é bem caro ainda: uma folhinha pode sair à R$ 0,30). Fica bem mais viável se for usado com consciência, apenas em situações especiais (como saídas mais longas, viagens, em momentos que a pomada é indispensável).

Você pode comprá-los aqui e aqui, por exemplo.

 > Reutilizáveis:
São São linguetas de tecido (aproximadamente 14x33cm), laváveis – que podem ser de malha de algodão ou de microsoft (soft) – usadas sobre o absorvente ou bolso da fralda. São aparentemente bem simples de se fazer em casa comprando o tecido (ou não, já que há muitas variações do mesmo tecido e alguns softs podem ser impermeáveis, fazendo a fralda vazar e perder sua função). A serventia é a mesma dos liners descartáveis: proteger a fralda das pomadas e do cocô, e podem (quando de soft) servir de camada seca, mantendo o bumbum sequinho.

A princípio o tecido pode não parecer muito prático, já que você terá de lavá-lo de qualquer maneira junto com as fraldas. Mas é bem mais fácil lavar o cocô de uma pequena tira de tecido que de toda uma fralda, além do que eles secam super rápido.

Várias marcas de fraldas de pano nacional vendem os liners.

> Lenços umedecidos reutilizados

Muitas famílias usam lenços umedecidos industrializados em casa ou (principalmente) quando saem para passear, já que nem sempre é prático e fácil limpar com água o bumbum do bebê na rua. Algumas marcas de lenço umedecido podem ser reutilizados (só lavar os sujos de xixi na máquina junto com as fraldinhas) e eles ficam igual um liner – porém, com tamanho menor que os tradicionais.

100-Folhas-Rolo-Dispossable-Bambu-Flushable-Liner-Para-O-Bebê-Tampa-Fralda-de-Pano-Absorvente-Fraldas

>> Quando usar?
Os forrinhos são ótimos para usar nas creches, naquele dia que o bebê vai ficar na casa da vó, quando for viajar (e não for tão fácil lavar as fraldinhas), em passeios mais longos, ou apenas para facilitar o dia a dia.

Para quem curte um YouTube básico tem um vídeo da Casa Viva sobre o assunto: só clicar no link que explica bem direitinho.

Observação: Não há necessidade de usar pomadas que previnam assadura junto das fraldas de pano. Elas são respiráveis, e um bebê que usa (devidamente trocado no tempo certo), não ficará assado. A pele do bebê produz óleos naturais para hidratá-lo, sem precisar de produtos químicos para isso. Você pode usar pomadas apenas em casos realmente necessários, e escolher marcas mais “naturais” – se possível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s