Bicicleta de equilíbrio: parece modinha mas é bacana mesmo.

Nico tem uma dessas bicicletas de equilíbrio (sem pedal, sabe?) que é o maior sucesso aqui em casa: a criatura acorda pedindo “bibi” e apontando para a porta, quer andar o dia todo e quando dorme sonha “bibi, bibi, bibi”.  Você já deve ter visto uma dessas: no mundo cult-bacaninha da zona oeste de São Paulo, é sensação e metade das crianças tem uma. E vai me perguntar: então é só modinha, status e elitização da infância?

Não (necessariamente).
As bicicletas de equilíbrio são caras (mas acho que bicicleta de criança sempre é, pois as que vejo vendendo na loja-tem-tudo da esquina de casa não é barata não), mas realmente são um produto bacana.

Qual a diferença delas para uma bicicletinha comum de criança, pequena e com rodinhas? As bicicletas de treinamento (por isso também chamadas de pré-bike) por não possuírem pedais, pedivela, corrente, nem rodinhas laterais trazem muitos benefícios ao desenvolvimento de uma criança: melhora o equilíbrio dinâmico e estático, a coordenação bilateral e o auto-conhecimento físico (de acordo com esse site bem legal aqui). A criança vai aprender primeiro a se equilibrar e a direcionar, e só depois quando estiver bem segura vai passar para os pedais e toda a parafermália: isso teoricamente facilita o processo, já que o “sobe e desce” de pedalar atrapalha o equilíbrio, a manter a estabilidade do corpo e não dão a segurança que a criança precisa de manter seus pés sempre próximos do chão (o que previne os tombos escalafobéticos; já que os tombos normais serão muitos sempre). Além disso, dispensa as rodinhas laterais que pode levar a comportamentos que depois devem ser desaprendidos para usar uma bicicleta normal e causar acidentes (esse ponto é bem polêmico no que diz respeito as bicicletas de equilíbrio 3×1 , que são usadas como triciclo – como a do Nico -, papo para outro dia).

IMG_20170404_170103

A partir de que idade a criança pode usar uma dessas? Logo que ela aprender a andar e conseguir ficar em pé sobre a bicicleta com os pés no chão (para o Nico essa última parte foi mais demorada, já que ele é pequetitinho, e aprendeu a andar ainda nas pontinhas dos pés). Como tudo nessa vida no que diz a desenvolvimento humano, cada criança terá seu ritmo próprio de aprendizagem e poderá explorar sozinha a bicicleta, sem qualquer pressão, desenvolvendo também a autonomia.

IMG_6355

Nico desde pequetito apaixonado no bibi do Martin

IMG_20170404_165444

Nico aprendendo a andar sozinho, seguindo os passos do amigo.

É importante dizer que a bicicleta do Nico é modelo 3-em-1 e ele anda hoje com ela no modo triciclo (ou seja, com três rodas). Ela é de madeira de reflorestamento, leve e prática de carregar pra todo canto. A medida que a criança cresce você tira uma das rodas, e depois pode inverter o quadro, para ficar maior (ela dá conta para crianças com até 5 anos).

2cbb0b_d616fa579f95402a82a6f4f0fb3d3055

Existem outros modelos de bicicleta de equilíbrio, tanto de madeira quanto de aço carbono (bem parecidas com as bicicletas comuns). Além disso, você pode simplesmente tirar os pedais e as peças relacionadas a ele de uma bicicleta normal e ter sua própria pré-bike (isso é super válido para ensinar um adulto a andar de bicicleta).

Uma dica legal é que existem compras coletivas de bicicletas assim feitas em grupos do facebook: o preço fica super mais em conta que nas lojas, e muitas vezes dá pra dividir o frete. Foi assim que compramos a do Nico. Se eu acho que valeu a pena? Não tenho dúvidas: usamos todos os dias, as vezes mais de uma vez por dia, rs.

IMG_20170404_170647_1

Perna malhada do Nico

Agora, sem noia. Esse não é um item essencial para a felicidade da criança. Não existe item essencial para a felicidade de criança alguma. Existe apenas o amor e a atenção, o brincar e o estar presente. Isso vale muito mais do que o status de mãe e pai cult-bacaninha ; )

IMG_20170404_165645

Anúncios

3 comentários sobre “Bicicleta de equilíbrio: parece modinha mas é bacana mesmo.

  1. mommysbelly disse:

    Essas bicicletas são ótimas! A Clara Fernanda ganhou uma do avô da Woodbike e desde os 8 meses a gente coloca ela para andar. Apesar do pezinho dela não encostar no chão ela fica durinha esperando alguém que empurre. A gente acha tão engraçado que já postamos várias fotos e vídeos no Instagram do Mommysbelly. Eu super indico e estimula com certeza a coordenação motora eu pude ver isso com minha filha.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s