Emmi Pikler: estudos sobre vínculos de cuidado e movimento livre

Ninguém nunca leva em consideração o Leste Europeu, mas há tanta, tanta coisa incrível por lá. Tanta experiência bacana, tanto lugar lindo pra conhecer, tanta coisa escrita incrível para ler… E agora descobri mais essa: uma educadora fantástica para virar referência de cabeceira: Emmi Pikler.

emmi_pikler

Emmi Pikler, viveu no século passado (1902-1984) e foi uma pediatra austríaca que realizou seu trabalhou na Hungría (seu instituto é em Budapeste). Chamado de  Instituto Lóczy era um local que acolhia crianças que os pais não podiam cuidar (muitas crianças órfãs no pós-guerra e muitos pais tuberculosos), e devido aoLa Casa-Cuna de la calle Lóczy  trabalho realizado por Pikler, tornou-se centro piloto para todos os outros locais de acolhida de crianças, ministrando formações para médicos, enfermeiras, psicólogos, pedagogos, mestres e cuidadores. Essa atividade formativa permanece na atualidade, sendo uma referencia mundial em atenção educativa e cuidados para os profissionais que trabalham com educação de crianças de 0-3 anos.

bebe_emmi_pikler_8

Vamos ao que interessa: a Abordagem Pikler-Lóczy, possui alguns pontos fundamentais. Vou destacar dois.

1. Valorização do vínculo entre bebê e educadora/mãe

De acordo com Pilker deve-se estabelecer uma relação de confiança e interação entre o adulto e o bebê. Essa relação se dá quando há uma atenção exclusiva e afetiva nos momentos de cuidados, alimentação e higiene. A criança deve ser respeitada, sua autonomia deve ser estimulada, o adulto deve olhar nos olhos do bebê, conversar com ele e explicar o que vai acontecer nesses momentos (como a troca da fralda, por exemplo), convidando-o a participar mais o ativamente possível. Isso pode parecer meio doido quando estamos falando de bebês recém-nascidos ou bem pequenos, mas acreditem: traz resultados. Um bebê de qualquer idade consegue ir compreendendo o mundo a sua volta, sente o carinho, a atenção e pode participar de todas as atividades.

Essa relação de cuidado alimentara emocionalmente o bebê, tornando-o confiante para se movimentar livremente.

2. Movimento / brincar livre e espontâneo.

De acordo com Emmi Pikler (em seu livro Mover-se em Liberdade) o desenvolvimento motor, para as crianças de boa saúde física e psíquica, se dá de forma espontânea, sem a necessidade de intervenção do adulto. Não é preciso, portanto, ensinar uma criança a sentar, engatinhar ou andar. Na verdade, forçar esses movimentos e etapas do desenvolvimento pode ser prejudicial.

Para a criança o movimento representa mais que um prazer funcional, é o instrumento e o modo de expressão de sua orientação no ambiente, de suas ações inteligentes de seu comportamento social e de seus afetos.

  

Nas palavras da própria Emmi:

“Enquanto aprende a contorcer o abdômen, rolar, rastejar, sentar, ficar de pé e andar, (o bebê) não apenas está aprendendo aqueles movimentos como também o seu modo de aprendizado. Ele aprende a fazer algo por si próprio, aprende a ser interessado, a tentar, a experimentar. Ele aprende a superar dificuldades. Ele passa a conhecer a alegria e a satisfação derivadas desse sucesso, o resultado de sua paciência e persistência.”

Sendo assim, a proposta de Pilker é que os adultos proporcionem para os bebês e crianças um local confortável e seguro para que possa explorar livremente, pesquisando e experimentando as possibilidades de movimentação. O brincar livre proporciona o desenvolvimento motor, cognitivo e a autonomia.

Ao cuidador/ educador/ mãe cabe o que? observar, estar presente, interagir quando solicitado, além é claro, de organizar o espaço, mantê-lo instigante, com brinquedos adequados. Não deve “entreter” a criança ou impor atividades. Os bebês aprendem a entreter e estimular a si próprios, explorando o que os seus corpos podem fazer, interagindo com o ambiente preparado e com os outros bebês ao seu redor: a isso denominamos autonomia.

Achou interessante e quer saber mais sobre? Separei vários links legais. Dá uma conferida e me conta se gostou 😉

Links bacanas:

Educação Moral

Catadores da Cultura Infantil

Tempo de Creche

Educação de Crianças

Instituto Pilker Loczy 

Vila Sofia

RTEmagicC_0609ecc598.gif

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s