Ilha Grande: Como chegar ao paraíso

Fomos passar uns dias das nossas férias em Ilha Grande, e como muita gente tá pedindo vou deixar aqui algumas dicas sobre (tipo essas que você encontra em todos os sites por ae, mas atualizadas pelo meu olhar singular haha):

Ilha Grande (Rio de Janeiro) quase todo mundo já ouviu falar, né?! É desses lugares cartão-postal, que todos os turistas vão quando chegam ao Brasil (e na real, o que mais tem lá é gringo mesmo). Fica super perto do Rio de Janeiro (2h mais ou menos até o cais do porto + o tempo da travessia que varia muito, já digo porque) e é uma delícia de lugar para ir mesmo que passar o fim de semana.

Quer saber como chegar no paraíso? Deixa eu te contar o que eu sei:

mapa_ilha_grande

Imagem retirada aleatoriamente do Google Imagens

É uma Ilha, como diz o nome. Então só tem como chegar de barco. Existem três locais de embarque que levam até a Ilha: Mangaratiba, Angra dos Reis e Conceição de Jacareí (se você quiser ir para a Vila do Abraão, para outras localidades, só saindo de Angra mesmo). Há também a possibilidade de ir de Paraty para Ilha grande, mas não há barcos todos os dias e os horários precisam ser agendados.

(Observação: Os valores apresentados são referentes à março de 2017).

mapa-como-chegar.png

Imagem retirada do site oficial: http://www.ilhagrande.com.br

O que você precisa saber para IR:

> Mangaratiba é o ponto mais próximo do Rio de Janeiro. Você pode chegar lá com ônibus municipais ou vans (e economizar uma fortuna em passagens). Porém tem apenas um horário de barca para a Vila do Abraão às 8h da matina. A viagem dura em média 1h30min, a depender das mares, e custa 16,60 reais (para confirmar os horários e valores da barca olha aqui) .

> Angra dos Reis é o ponto mais longe do Rio e mais perto de São Paulo, mas o percurso demora basicamente o mesmo tempo e as águas são mais calmas. Tem uma barca às 10h (para confirmar os horários e valores da barca olha aqui).

> Você pode chegar em Angra vindo de São Paulo (pela Reunidas Paulista, levando em média 7h30) ou de Belo Horizonte (pela Util, em 11h).

> Conceição de Jacareí fica no meio do caminho entre as duas outras opções e é o ponto com mais opções de horários para chegar à ilha. Porém não de barca, mas em embarcações menores como escunas pequenas e lanchas bem rápidas. A viagem dura de 15 a 50 minutos, mas é bem mais cara: 40 à 25 reais por pessoa.

IMG_20170323_141158

Nico curtindo a beça a viagem de barco #sqn

> Você pode ir de carro até os portos. Há estacionamentos. Acho que financeiramente isso compensa se você estiver em um grupo.

> Se preferir ir de ônibus a empresa chama Costa Verde (rodoviária Novo Rio) e cobra 58 reais (valor referente à março de 2017) até Angra dos Reis. Apesar de carro o ônibus é bem confortável. Eu particularmente prefiro viajar de ônibus pois assim o Matheus não está dirigindo e pode me ajudar a entreter o Nico (para os casos que ele não dorme). Se você comprar a volta junto eles oferecem um desconto.

> Fique esperto. Se escolher descer em Conceição de Jacareí, o ônibus vai te deixar no meio da estrada (ele não para no ponto, mas é super perto do cais) e já vai ter uma pessoa da empresa Vila Nova Tur (o que é um absurdo) te esperando e te vendendo a passagem de barco por 40 reais ida ou 70 reais ida e volta.

> O cais tem essa aparência meio estranha – que todas as zonas portuárias tem -, mas é de boa. Você vai ficar com a impressão de que todo mundo está te encanando e apenas esperando para roubar o seu dinheiro. Ossos do ofício de lugares de grande exploração turística: fique atento, mas não se estresse, pois entrou na água é para se molhar.

> Todas as empresas vendem passagens de barco para todos os horários e não tem essa de não ter barco (como vão te falar “tem um barco nosso saindo agora”). Fique tranquilo, há embarcações de meia em meia hora.

> Se sua mala for muito pesada (ou forem muitas, e tiver carrinho de bebê etc e tal) você pode contratar um carreto para te ajudar com a bagagem. Sempre tem gente no cais para levar até a pousada.

> Tapem os ouvidos dos pequenos (se possível) na hora da travessia se for de lancha. É muito rápido, a pressão é grande e faz frio (dica de vó essa, mas não custa nada).

O que você precisa saber para VOLTAR:

> Na Ilha as empresas oferecem um serviço de transfer + barco para retorno para o Rio de Janeiro por 110 reais, deixando você onde quiser. Pode compensar pela praticidade e pelo tempo de viagem.

> Para comprar a passagem de volta para o Rio de Janeiro pela empresa Costa Verde você pode fazê-lo pela internet, mas tem que imprimir o bilhete na agência da Vila Nova Tur. Vão te cobrar 5 reais de taxa de impressão. Você também pode comprar o bilhete lá (cobram outra taxa ainda mais cara) e não aceitam o pagamento no cartão (nem débito).

> Para voltar há uma barca para Mangaratiba às 17h30, e às 15h30 para Angra dos Reis (nos finais de semana e feriados os horários variam). As embarcações pequenas para Conceição de Jacareí custam 25 reais e você pode comprar em qualquer agência, que é tudo a mesma coisa (eles tem uma associação pra isso).

> Em Conceição de Jacareí no ponto de ônibus vai ter muita gente te oferecendo taxi/uber para voltar para o Rio pelo preço da passagem de ônibus. Pelo que eu entendi é assim sempre. Então, se não tiver ônibus no horário propício, talvez valha arriscar.

IMG_20170327_101437

Quer saber onde encontrar as melhores informações sobre Ilha Grande? No site da Ilha: super organizado e bem explicado. Tem tudo que você precisa!
Já foi para Ilha Grande? Então conta para a gente! Sabe como chega certinho de ônibus municipais? Me explica que eu tô doida para saber. Vamos compartilhar experiências e fazer as viagens dos coleguinhas melhores!

IMG_20170326_154157

Anúncios

Um comentário sobre “Ilha Grande: Como chegar ao paraíso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s