Aprendiz de folião: lista dos melhores bloquinhos de Carnaval de SP.

Apesar de nem ter terminado as fantasias, faço planos de cair na folia.
Pra não enrolar na hora do vamos ver, organizei uma listinha com o que há de melhor acontecendo por São Paulo no quesito Carnaval. Baby-friendly e gratuito, claro.

Vale lembrar que na lista não estão todos os pontos da cidade, que é enorme. Tem muita coisa legal acontecendo em todas as unidades do SESC (e eu só listei três delas), vale a pena procurar a mais próxima de você.
carnaval-2017
Sigam a lista e pulem muito 😉
Dia 24 de fevereiro (sexta-feira)
> Bloquinho infantil Emílias e Viscondes : 15h
Com saída da Biblioteca Monteiro Lobato, marca presença no carnaval de rua paulistano desde 2006. Todos os anos, as ruas do centro da cidade são tomadas por crianças caracterizadas como personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo. No bloco, quem batuca é a criançada: os pequenos Sacis, Pedrinhos, Narizinhos, Viscondes e Emílias protagonizam a folia.
Endereço: R. Gal Jardim, 485 – Vila Buarque, São Paulo
Dia 25 de fevereiro (sábado)
>Bloco Urubózinho: 9h
O tradicional bloco da Freguesia do Ó garante mais uma vez a folia dos pequenos com a quarta edição do Urubózinho em 2017!
Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó

> Bloquinho de carnaval das crianças:  10h
O encontro começa com uma oficina de adereços conduzida pela artista Silvana Marcondes, e segue com cantoria carnavalesca com os músicos Angelo Mundy e Yandara Pimentel (11h). Para a festa ficar ainda melhor, convidamos as crianças a virem fantasiadas e a trazerem um prato para compartilharmos em nosso piquenique comunitário.
Endereço: Vila Itororó Canteiro Aberto: Rua Pedroso, 238 – Bela Vista. Pertinho do metrô São Joaquim.

> POIN o Pé no Frevo, com a Poin – Pequena Orquestra Interativa: 12h
A Pequena Orquestra Interativa traz um carnaval cheio de brincadeiras, com muitos frevos clássicos (pernambucanos e baianos), marchinhas alagoanas de domínio público e muita diversão. A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da Cia. Cabelo de Maria: um septeto formado por músicos que tocam violão, acordeon, flauta, violino, sousafone e percussão e que tem como principal característica a interatividade com o público.
Endereço: SESC Pinheiros

> Carnaval do Grupo Triii: 15h
No show especial de carnaval, o Grupo Triii – guitarra, bateria e voz – é acompanhado por uma banda com percussão e metais, criando o clima festivo e envolvente, típico de um bom Baile de Carnaval. O repertório traz músicas autorais do Triii com arranjos feitos especialmente para o Carnaval – nos ritmos de marchinha, frevo e samba – junto de composições e marchinhas tradicionais, para a família toda cantar, dançar e brincar junto. Durante as músicas, o Triii propõe intervenções e brincadeiras com o público que, de forma criativa, fazem os pequenos, as mamães e papais e até mesmo vovôs e vovós entrarem na dança: mímica, dança, serpentina, roda, trenzinho e muito mais!
Endereço: SESC Consolação, no Ginásio Azul, 5º andar

>Tanto Riso, com CIA DO CIRCO: 16h
Marchinhas de carnaval com a alegria do circo em movimento.
A Companhia do Circo promove o carnaval com banda e técnicas circenses, interage com o público por meio de abordagens breves e inteligentes ao som das tradicionais marchinhas de carnaval.
Endereço: SESC Consolação, no Ginásio Azul, 5º andar

> Foliei Festariô, com BABADO DE CHITA: 17h
A brincadeira autoral do grupo Babado de Chita inspira-se em manifestações populares brasileiras presentes no carnaval e em suas origens, tais como Zé Pereira com seu bumbo solitário, Ala Ursa e brincadeiras de rua, o ritmo das tradicionais marchinhas, o samba rural paulista, a ciranda, o maracatu e os cocos de roda nordestinos. Cordão carnavalesco que traz ao público a possibilidade de vivenciar um pouquinho dos carnavais tradicionais de recantos de nossos tantos Brasis.
Endereço: SESC Consolação, no Ginásio Azul, 5º andar

> Bloco da Caverna: 15h

O Grupo Ôncalo apresenta o bloco da Caverna,  projeto concebido com o espírito de carnaval. São 60 minutos de apresentação com marchinhas tradicionais, músicas do Tim Maia em e algumas músicas pop como “Happy” do Pharrell Williams e “I Feel Good” do James Brown em ritmo de marchinhas de carnaval. Com um cortejo animadíssimo o Bloco da Caverna “arrasta” pessoas por onde passa.
Endereço: SESC Pinheiros

>Banda do Seu Lalá : 17h
A Banda do Seu Lalá – alusão ao apelido do grande compositor Lamartine Babo – toca as tradicionais marchinhas de Carnaval. A orquestra faz parte de um projeto idealizado por Pedro Mourão, músico integrante do Grupo RUMO e Diretor da Sim! Escola de Música, e Renato Alves, músico e professor no Conservatório Musical Villa Lobos da FAC FITO. Juntam-se então a Pedro (voz) e Renato (piano) mais doze músicos (trompete; trombone; sax alto; sax tenor; caixa; surdo; bateria; guitarra; baixo; vocais) para compor a banda. A banda busca recriar um autêntico baile carnavalesco como os que outrora aconteciam nos clubes e salões do Brasil, tocando ininterruptamente as marchinhas em uma ou duas entradas durante o evento, executando-as com base em seus arranjos originais de composições de Lamartine Babo, João de Barro, Noel Rosa, Haroldo Lobo, entre outros.

Endereço: SESC Pinheiros
Dia 26 de fevereiro (domingo)
>Bloco Urubózinho: 9h
O tradicional bloco da Freguesia do Ó garante mais uma vez a folia dos pequenos com a quarta edição do Urubózinho em 2017!
Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó

> Bloquinho de Gente Miúda: 11h – 14h30
 Bloquinho comandado pela cantora Kel Figueiredo trás em seu repertório muita musica infantil e marchinhas para alegrar a folia dos miudinhos e miudinhas de todas as idades!!!
Endereço: Avenida Professor Alfonso Bovero, 546. A rua estará fechada para as crianças.
> Bloco do Furunfunfum e Sopro Brasileiro no Carnaval: 12h
Colombina, Pierrot, Arlequim e outros clássicos personagens carnavalescos cantam histórias dos Carnavais brasileiros, convidando o público a dançar, cantar e conhecer (ou recordar) o significado de “brincar” o Carnaval.
Endereço: SESC Pinheiros
>Bloco do ZigZaguiá: 17h
O show tem repertório de marchinhas e canções populares infantis como “O cravo e a rosa”, “Pirulito que bate-bate” e “Samba lê-lê” em linguagens características do carnaval brasileiro como o samba enredo, o samba reggae e o frevo, entre outros. O Bloco é formado por duas cantoras acompanhadas por um quinteto musical muito qualificado: guitarra, baixo, bateria, percussão e sopros. O septeto caracterizado entra em cena num cortejo animado, regido pelo palhaço PLOCKI, e embala as crianças nas canções e descontração do carnaval.
Endereço: SESC Bom Retiro> Bloco Afro Ilú Obá De Min: 14h – 18h
o Ilú Obá De Min é um grupo formado apenas por mulheres, uma grande intervenção cultural que promove a cultura popular e a participação ativa da mulher na sociedade através da arte. É uma ótima oportunidade para quem quer apresentar a cultura afro aos pequenos. O grupo traz a dança e os cantos dos terreiros do candomblé e de diversas manifestações da cultura negra, como o maracatu, batuque, coco, jongo, entre outras.
Endereço: Rua Lopes de Oliveira, 342, Barra Funda

> Grupo Caia Na Folia: 15h
O Carnaval, maior festa popular do Brasil possui distintas manifestaçõe com suas características regionais e diferentes formatos. O grupo Caia Na Folia apresenta como é feito os carnavais de Recife, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro. Recife tem o Frevo e o Maracatu como marcas, Maranhão tem o Tambor de Crioula e o Boi, a Bahia o Afoxé e o Samba Reggae, e o Rio de Janeiro tem as Marchas Tradicionais e as Escolas de Samba.
Formado por 6  músicos de  percussão e metais, com figurinos característicos, o Grupo Caia Na Folia faz um panorama do carnaval dessas regiões, contando um pouco da história de cada manifestação e suas devidas especificidades.
Endereço: SESC Pinheiros

> Banda da Chiquita Bacana: 17h
Grupo tradicional de marchinhas e samba, incluindo as pérolas “Ô Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga e “Festa do Interior”, de Moraes Moreira.
Banda Chiquita Bacana é formada po Anaí Rosa e Edinho Silva (voz), Carla Arnoni (teclado), Edu Malta (baixo), Cláudio Faria (trompete), Totty (trombone), João Poleto (saxofone), Márcio Forte (percussão) e Giba Favery (bateria).
Endereço: SESC Pinheiros

Dia 27 de fevereiro (segunda-feira)

> Bloco do Furunfunfum e do Sopro Brasileiro : 11h-12h
 Diversão para toda a família, com muita música boa pra quem gosta de brincar o Carnaval à moda antiga!
Crianças de todas as idades podem conhecer ou reviver as eternas marchinhas carnavalescas. 
Lembretes importantes:
– Confetes e serpentinas são bem vindos, mas só os feitos de papel. Os metalizados são difíceis de ser eliminados e podem estragar as plantas.
– Sprays de espuma não são legais, pois podem irritar os olhos e a pele, além de estragarem os instrumentos do Sopro Brasileiro! Então… sem sprays!
– Sugerimos às famílias que levem sua própria água e também uma sacolinha para recolher seu próprio lixo. A Praça das Corujas não tem banheiros químicos.
Endereço: Praça das Corujas = Praça Dolores Ibarruri (La Pasaionaria), Vila Madalena

> Abre-Alas com a Banda Mirim: 12h
O grupo faz a folia com um baile especial de carnaval para pais e filhos. Marchinhas novas e tradicionais, músicas do repertório da companhia em ritmo de carnaval e canções em homenagem ao Samba.
Endereço: SESC Pinheiros

> Bloco da Caverna: 15h

O Grupo Ôncalo apresenta o bloco da Caverna,  projeto concebido com o espírito de carnaval. São 60 minutos de apresentação com marchinhas tradicionais, músicas do Tim Maia em e algumas músicas pop como “Happy” do Pharrell Williams e “I Feel Good” do James Brown em ritmo de marchinhas de carnaval. Com um cortejo animadíssimo o Bloco da Caverna “arrasta” pessoas por onde passa.
Endereço: SESC Pinheiros

>Banda do Seu Lalá : 17h
A Banda do Seu Lalá – alusão ao apelido do grande compositor Lamartine Babo – toca as tradicionais marchinhas de Carnaval. A orquestra faz parte de um projeto idealizado por Pedro Mourão, músico integrante do Grupo RUMO e Diretor da Sim! Escola de Música, e Renato Alves, músico e professor no Conservatório Musical Villa Lobos da FAC FITO. Juntam-se então a Pedro (voz) e Renato (piano) mais doze músicos (trompete; trombone; sax alto; sax tenor; caixa; surdo; bateria; guitarra; baixo; vocais) para compor a banda. A banda busca recriar um autêntico baile carnavalesco como os que outrora aconteciam nos clubes e salões do Brasil, tocando ininterruptamente as marchinhas em uma ou duas entradas durante o evento, executando-as com base em seus arranjos originais de composições de Lamartine Babo, João de Barro, Noel Rosa, Haroldo Lobo, entre outros.

Endereço: SESC Pinheiros

>Nós Trupica Mas Não Cai: 18h
O Baile do Trupica apresenta um repertório contagiante que garante o ânimo e embala a folia no salão. Destacam-se as marchinhas vencedoras dos Concursos realizados pelo bloco Nois Trupica Mais Não Cai.A banda do Trupica sobe ao palco com a formação de: vozes, cavaquinho, baixo, guitarra, saxofone, trombone, trompete e percussão. Além dos músicos, o show conta com as participações dos compositores e intérpretes premiados nos Concursos, sempre com muita criatividade e bom humor.
Endereço: SESC BOM RETIRO

Dia 28 de fevereiro (terça-feira)

> Abre-Alas com a Banda Mirim: 12h
O grupo faz a folia com um baile especial de carnaval para pais e filhos. Marchinhas novas e tradicionais, músicas do repertório da companhia em ritmo de carnaval e canções em homenagem ao Samba.
Endereço: SESC Pinheiros

> Bloco Insólito: 12h
Estranhas, inabituais, extraordinárias e inesperadas marionetes se juntam a músicos e artistas nesta parada de rua. As marionetes livres de formas e moldes, e principalmente, libertas de definições, cantam esta causa, proclamam um movimento artístico, a transgressão poética, a desconfiguração. E nada mais justo que o tempo carnavalesco para colocar o Bloco Insólito nas ruas, brincando com o imaginário do público que será convidado a bailar a mesma música que esses seres fantásticos.
Endereço: SESC BOM RETIRO

> Bailinho Estralante com Carmem Miranda: 15h
Para o carnaval a Banda Estralo apresenta o show “Bailinho Estralante com Carmen Miranda”, uma viagem musical que homenageará a ilustre cantora e renomada artista Carmen Miranda. A proposta do show é apresentar repertórios da Música Popular Brasileira, valorizando os diversos compositores brasileiros. Desta vez voltaremos ao tempo para as décadas de 20, 30 e 40, resgatando diversas marchinhas carnavalescas, especialmente as que foram interpretadas pela Pequena Notável, como Tá-hi!, Mamãe eu quero, Alô-Alô, Bambu- Bambu e Tic-Tac do meu Coração, entre outras.
Endereço: SESC BOM RETIRO

> Grupo Caia Na Folia: 15h
O Carnaval, maior festa popular do Brasil possui distintas manifestaçõe com suas características regionais e diferentes formatos. O grupo Caia Na Folia apresenta como é feito os carnavais de Recife, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro. Recife tem o Frevo e o Maracatu como marcas, Maranhão tem o Tambor de Crioula e o Boi, a Bahia o Afoxé e o Samba Reggae, e o Rio de Janeiro tem as Marchas Tradicionais e as Escolas de Samba.
Formado por 6  músicos de  percussão e metais, com figurinos característicos, o Grupo Caia Na Folia faz um panorama do carnaval dessas regiões, contando um pouco da história de cada manifestação e suas devidas especificidades.
Endereço: SESC Pinheiros

> Orquestra Modesta: 17h
Uma orquestra formada apenas por palhaços, composta por instrumentos convencionais e inusitados. No repertório, músicas que resgatam o universo dos antigos bailes de carnaval pra família, ao ritmo de marchinhas e sambas, tudo acompanhado por muito humor.
Endereço: SESC Pinheiros

>Nós Trupica Mas Não Cai: 18h
O Baile do Trupica apresenta um repertório contagiante que garante o ânimo e embala a folia no salão. Destacam-se as marchinhas vencedoras dos Concursos realizados pelo bloco Nois Trupica Mais Não Cai.A banda do Trupica sobe ao palco com a formação de: vozes, cavaquinho, baixo, guitarra, saxofone, trombone, trompete e percussão. Além dos músicos, o show conta com as participações dos compositores e intérpretes premiados nos Concursos, sempre com muita criatividade e bom humor.
Endereço: SESC BOM RETIRO

Acabou? Não, ainda tem mais

4 de março (sábado)

> ErêTantã – Bloco do Brincar, 14h -18h
Que tal aproveitar o Carnaval para resgatar o gostinho das brincadeiras de rua de sua infância? Essa é a proposta do bloquinho ErêTantã, que fará uma folia especial para os pequenos no pós-Carnaval, dia 4 de março (sábado), a partir das 14h, com concentração na praça Elis Regina, no Butantã. A saída do bloco está prevista para as 16h, e o percurso é curtinho para garantir o conforto da criançada. O bloquinho vai oferecer também uma oficina de customização de fantasias, instrumentos e adereços carnavalescos. 

Endereço: concentração na praça Elis Regina, Rua Pereira do Lago, 100, Butantã.

5 de março (domingo)

> Carnaval do Bloquinho da Alegria: 10h – 13h
Endereço: Praça Rosa Alves, na Vila Mariana

Observações:
> Está calor a beça, então não esqueça do protetor solar, levar água geladinha e usar roupas muito frescas.
> A previsão pro carnaval é de muito temporal. Fique atento, e veja sempre se tem um lugarzinho pra se esconder na hora do pé d’água com as crias.
> Muitas ruas estarão fechadas por conta da folia. Prefira sempre o transporte público.
> Estará tudo lotado, vá com calma, vá na paz e não se irrite 🙂

24582104150_3ac4d448bf_k

Créditos da imagem:  http://vilaitororo.org.br/bloquinho-de-carnaval-das-criancas/

 

Anúncios

Um comentário sobre “Aprendiz de folião: lista dos melhores bloquinhos de Carnaval de SP.

  1. mauroms disse:

    Oi, no momento ou nos últimos anos não estou para o carnaval, podendo me afastar, me afasto, leio, navego, fico na minha, mas agora enquanto navego e deixo este recado para ti, escuto os sessenta minutos das velhas marchinhas de carnaval, e para mim carnaval, o que ficou de um certo tempo, são os bailes e estas músicas, mas quem gosta tem que curtir muito, aproveitar com vontade e viver. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s