O que você não lê. porque não vende.

Se eu te perguntar quantos livros escritos por mulheres você já leu?
Será que a resposta cabe numa mão?
E se eu te perguntar quantos livros escritos por autoras negras você já leu?
Quantos escritos por brasileiras? negras?
Te dou até um tempo pra pensar.






Depois querem fazer a gente engolir que o mundo não tem mais racismo, mais censura, e que as oportunidades são iguais para todos. Mas confere a lista dos mais vendidos pra você ver. Confere as estantes das livrarias.

Você não leu porque nem vende. Simples assim. E não tô sendo radical (apesar de ser).



img_20170128_115510043
Esse livrinho ae da foto (Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo), por exemplo, não vende. Não acha em livraria nenhuma. Eu mesma não sei como faz pra comprar. Me foi emprestado. É do tamanho da palma da minha mão e pode ser lido numa sentada, num fôlego só.

E que livro, gente! Desses que deviam ser dado pra ler nas escolas, de tão essencial, incrível e sincero.

Conceição Evaristo é uma autora brasileira. Mulher, negra, pobre, favelada. Sua escrita é certeira, poética, sincera, doída na alma. Ressoa e tira o ar. Conceição fala da vida, suas palavras são “escrevivências”, tomadas de ancestralidade, silêncios, alma.



Tá ae pra você repensar suas escolhas literárias, seus livros de cabeceira, seus elitismos cotidianos. Tá ae pra te mostrar que a gente vive ainda num mundo em que lugar de fala é privilégio e não direito. Tá ae pra você fazer diferente, hoje, agora.

 

4 comentários sobre “O que você não lê. porque não vende.

  1. mauroms disse:

    Compro meus livros pela sinopse e algumas me engano, e resenha, quanto aos autores não sei nem quem são, a não ser na hora de fazer o post e querer uma foto deles para deixar em minhas linhas, como já deixei.
    Deixei de ler dois livros na nova fase e um achei péssimo.
    Por autor só busco continuação de leitura quando a história é boa, como com os livros O Chamado do Cuco, O Bicho da Seda e Vocação Para O Mal, todos de Robert Galbraith,na verdade JK Rowling.
    E no aguardo de livros série.

    Curtido por 1 pessoa

  2. mauroms disse:

    Alugando teu post… não leio livros técnicos, religiosos, biográficos, terror e de romances, apesar de ter lido alguns romances sim, mas que comprei por outros motivos vistos na sinopses. Não importa se o autor for estrangeiro ou brasileiro, o que me importa é a história, e recentemente errando muito nas escolhas, como nunca, talvez pela falta de melhores opções na hora de comprá-los.
    O livro que eu quero não tem 500 páginas e sai R$ 74 reais, chegou a custar oitenta e poucos reais, não entendo o porquê.
    Uma Espiã No Meu Passado, de Lucinda Riley.
    Adoro ler!
    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário