Colar de âmbar: que troço é esse no pescoço da criança?

Todo mundo me pergunta o que é esse cordão que meu filho usa, pra que serve, se é macumba, se é enfeite. Não tem magia negra nenhuma, é só um colar de âmbar.

ambar-del-mar-baltico-mapa
Pra quem não conhece o âmbar é uma resina fóssil encontrada no mar báltico. Por possuir propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e imuno-estimulantes, é um remédio natural, tradicional na Europa.
ambarplaya
Pode ser usado no bebê, principalmente, para aliviar as sintomas associadas com a dentição: dor, febre, inchaço das gengivas, bochechas vermelhas, infecção de ouvido, assaduras, problemas de sono e inquietude. Muitos pediatras e dentistas dizem que alguns desses sintomas não “existem” ou não fazem sentido, mas quem tem filho sabe muito bem todo tipo de coisa que acontecesse quando tem dente nascendo.
Além disso, o colar de âmbar pode ter um efeito positivo sobre alergias, eczemas, erupções cutâneas, cólicas e doenças respiratórias e melhora o sono e a imunidade.
dsc_0110-nef
Parece mágica, mas não é. Funciona da seguinte forma: quando em contato com a pele do bebê o âmbar se aquece liberando pequenas quantidades de um óleo essencial ( a sustância ativa é chamada de ácido succínico). Estudos afirmam que esse composto químico fortalece o sistema imunológico, estimula o sistema nervoso e melhora a atividade metabólica. Por isso, o âmbar atuaria como analgésico e anti-inflamatório natural e é amplamente usado na indústria farmacológica.
 O que leva as associações, médicos, dentistas e etc a ter posicionamento oficial de não recomendação do colar seria o risco de asfixia. Por isso, ao escolher usar é preciso prestar muita atenção às medidas de segurança, à qualidade do produto (existem imitações feitas na China de copal ou plástico – para testar o seu veja as dicas aqui) e acompanhar de pertinho o uso, observando a reação do bebê – se ele se incomoda, tenta puxar…
> O bebê não deve conseguir abrir o cordão sozinho, e como as pedras de âmbar são leves, mornas ao toque e delicadas, normalmente os bebês nem notam que estão usando.
> As pedras do colar devem ser atadas com nós separados, pois caso o colar arrebente apenas uma continha será solta.

As pedras não apresentam risco se foram engolidas sem querer, pois são atóxicas e pequenas demais para engasgar o bebê.
> O colar deve ser curto (entre 33 e 36cm), o que diminui as chances do bebe se enganchar acidentalmente.
> Você pode decidir não usá-lo durante à noite, e colocá-lo no tornozelo do bebê, como opção.
> Muita gente tira durante o banho, para evitar o desgaste do cordão

Nico usa o colar de âmbar desde os dois ou três meses. Depois de um ano de uso o que eu tenho a dizer é a mesma coisa que sempre disse: “não sei se funciona, mas pelo sim, pelo não melhor usar. mal não faz”.
Como ele usa desde sempre não tenho como avaliar se com o colar ele fica melhor do que sem. Não tiro pra dormir, mas tem épocas que Nico puxa muito o cordão, então eu tiro por algumas horas ou dias. Não sei dizer (como já li relatos de outras mães) se nos dias sem colar ele fica mais irritado, mais estressado e dorme pior. Eu nunca fiz relação. Mas também não acredito que nada faça efeito tão rápido, e associo que os benefícios do uso do colar de âmbar só façam sentido com o uso a longo prazo, sendo assim, tirar por um dia não faria nenhuma diferença no estado geral do meu filho. Mas isso é opinião minha, baseada em crenças pessoais, sem nenhum embasamento científico.
Quando Nico tinha uns 5 meses ficou sem usar o colar, pois perdemos ele – não me pergunte como. Voltamos a usar quando ele ficou doente e eu achei que o colar poderia ajudar a aliviar os sintomas.

dsc_0108-nef

No fim, o colar do âmbar parece ser mais uma dessas modinhas. Dentre todas as modinhas que existem no universo materno, que mal tem, né? Pelo menos é bonitinho e com boa intenção haha E se eu puder fazer qualquer coisa pra aliviar o mal estar do meu filho, por que não faze-lo? (muita gente acha que o mal seria o risco de asfixia. mas pra mim isso é neurose de documentário norte-americano).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

