1,2,3. Avaliando o caminho.

Resolvi, como todo bom dezembro olhar pra trás e fazer aquela retrospectiva básica.
Olhas as metas traçadas lá trás (nem tão atrás assim, já que eu escrevi no final de janeiro) e avaliar, o que cumpri, o que deixei pra lá, o que bati com a cara no muro.

 

13398552_1739272616289691_975528210_n

> PARA SER FELIZ

1, limpar a mente e me organizar > Eu bem tentei, mas continua tudo uma grande bagunça. Voltei pra terapia e isso ajudou bastante. Mas não foi o suficiente.
2, pensar sobre desejos e prioridades do ano que está começando > Mais ou menos. Que eu não sou muito boa em eleger prioridades. 2016 foi uma miselania só dentro de mim, sem entregas absolutas.
3, arrumar um tempo para pintura/desenho livre 1x na semana > Menos tempo do que eu gostaria. Mas até que 1x por semana acho que consegui.
4, conhecer um novo lugar a cada 15 dias (tentando criar metas menos abstratas) > Podemos dizer que sim. passei bastante. isso foi satisfatório.
5, viajar (voltando para a abstração…) > Fomos muitas vezes ao Rio, que eu não considero “viagem”. Mas fomos ao Chile e pra Alagoas.
6, ver beleza e curiosidade nas coisas do dia a dia, a cada dia > Sim e não. Nada de especial. Vejo, claro, em algumas pequenas coisas. Mas continuo mantendo o foco no que há de negativo nos dias.
7, planejar uma viagem grande (foco, foco, foco!) > Sim 🙂 Duas vezes.
***8, não falar mal de ninguém pela costas > Juro que eu tentei bastante. Mas acho que ainda não chegamos lá hahaha
nunca dizer o que não gostaria de ouvir > tô precisando trazer isso pro foco em 2017
apenas perpetuar boas palavras > e isso aqui também.
9, não falar palavrões misóginos > Por algumas semanas sim, depois voltei a falar todas as feiuras de novo.
10, ser menos consumista > Mais ou menos. Muitos impulsos de consumo ainda. Mesmo que de coisas mais bacanas, rs
***11, aprender a me relacionar, com ênfase no que diz respeito à convivência diária (s2) > Longo e árduo caminho, que não trilhei nem 1/10.

 

> DE CONSUMIDOR PARA AGENTE

1, organizar pertences. doar. jogar fora. limpar as coisas. > Sim sim. Muita coisa organizada. Muito lixo posto fora.
2, armário com o mínimo de peças: teoria das 37 peças (será?) > Sim sim. Reorganizei meu armário algumas vezes ao longo do ano e acho que obtive sucesso.
3, não usar copos descartáveis > até abril eu devia ter usado só uns três copos descartáveis, em situações que não tinha outro jeito. Mas depois…. depois ferrou tudo e eu voltei ao consumo padrão. Não é alto, sempre ando com uma garrafinha d’àgua, mas uso.
4, diminuir lixo > Sim. E a grande parte lixo reciclado.
5, consumo consciente (mas o que é isso, meodeos?) > Sim e não. Depois de um tempo voltei a me render aos bons preços daquilo que vem da China 😡
6, zero roupas de marcas babacas > Primeiros meses sim. Mas depois me rendi à umas voltas na Rennes, C&A e outras coisas do tipo. Mas compro bem pouco, juro.
7, composteira – sonho meu. > Siiim 😀 Ganhei uma sexta passada :DDDD
8, e as roupas do Nico? tem rede de troca entre mamães? > Tirando um desespero no inverno que Nico estava sem roupas, não comprei nadinha pra ele o ano todo. Tudo doação. Além disso, passei pra frente todas as roupinhas que ficaram pequenas nele.

 

> MAIS SAÚDE: SAIA DO SOFÁ

**1, exercício duas vezes na semana > NADA. nadinha de nada. Mas hoje fui na minha primeira aula de yoga.
2, caminhar 3x na semana > Não. Sai pra correr um único dia na vida. De resto eu sempre andei muito com o Nico e atingia uma média de 1h por dia de caminhada fácil, fácil. Mas não conta.

 

> MAIS SAÚDE: COMER COMER PARA PODER CRESCER

**1, diminuir chocolates, besteirinhas e condimentos > Durante meses não entrou aqui em casa nada desse tipo (com excessão de chocolate). Mas depois liguei o foda-se e voltei a um consumo super alto, até de biscoito e bala 😡
2, diminuir ultra-processados > Consumo bem baixo (com excessão do já citado a cima).
3, ir mais a feira e ao mercadão > Sim. Mesmo que eu tenha parado de ir a feira. Vou ao hortifruti do mercadão e ao mercado mesmo em dia de sacolão (não dá pra deixar de ir, os preços compensam muito). No mais frequento muito a lojinha de orgânicos.
4, procurar um bom dentista e fazer radiografia > Sim. Tudo feito. Tratamento todinho okay. Consulta de novo só em fevereiro 🙂
5, mais salada e mais cor > Sim. tenho comido salada no mínimo cinco vezes por semana 🙂
6, passar cremes no rosto todo dia de manhã > Não. tipo nunca mais desde que Nico nasceu 😡
7, introdução alimentar Nicolino: estudar, planejar, dar bons exemplos > Sim. Mesmo que eu não tenha estudado tanto assim. Mas foi por uma decisão consciente de que não havia necessidade de seguir nenhum método ao pé da letra. Seguimos por aqui com respeito e sempre opções saudáveis. Deslizes apenas no que diz respeito aos sorvetes.

 

>PARA UM MUNDO MELHOR: COMO AGIR ATIVAMENTE

1, projetos sociais > Ajudei um único projeto social
2, crowdfunding > Ajudei uns três financiamentos coletivos
**3, cidadania: cuide da sua rua, cuide do seu bairro > Algumas tentativas de engajamento do pessoal da rua e mudanças no parquinho. Mas sem muitos resultados e muita frustração 😡
4, conhecer o projeto âncora > Não só conheci como participei de um dia de vivências, muito bacana 🙂
5, formar rede com os vizinhos > tenho uma boa relação com os vizinhos, uma grande amiga entre eles, e para por ae. Não consegui formar de fato uma rede.

 

> PARA NÃO PARAR DE CONHECER-APRE(E)NDER:

1, desafio ler mulheres > Acho que (quase) todos os livros que li esse ano foram escritos por mulheres.
2, estudar sobre educação > Menos do que eu gostaria, mas alguma coisa. Incluindo o processo seletivo pro mestrado em educação na USP.
**3, voltar a estudar inglês > Nada, nadinha, zero.
4, fazer um curso no SESC Pompéia > Não. Mas fiz um no SESC Pinheiros, que no final eu tive que abandonar, por falta de disponibilidade de agenda bem no horário 😡
5, aprender a usar minha câmera fotografica nova > Basicamente sem avanços 😡
6, e a auto-escola? Esquecida para todo o sempre.
7, conhecer mais sobre o mundo cotidianamente: política, história, cidadania, realidades… > Não só não conheci, como deixei pra lá e resolvi que o mundo me deprimia demais. Me afundei numa bolha mágica onde as pessoas são legais, :O

 

> PARA FAZER BEM AO CORAÇÃO:

**1, criar o hábito de agradecer pelos dias, todos os dias
**2, retomar correspondência com meus amigos – cartas e e-mail
3, demonstrar gratidão pelas pessoas que me fazem bem > Aprendi a dizer obrigado, mas estamos longe longe dessa gratidão que o mundo merece.
**4, mentalizar coisas boas todos os dias ao acordar > só consigo mentalizar que tô exausta.
5, encontrar espiritualidade

 

>PARA SE RELACIONAR > PARA AMAR

**1, listar o que faz o outro feliz
**2, não reclamar, não colocar tudo pelo lado negativo, se esforçar para ver as coisas alegres
**3, demonstrar os sentimentos bons, ser carinhosa
**4, sem tesão não há solução!
>Justamente, onde mais importa, é onde acho que fiz menos progresso. 😡

 

estrelas2>PARA CUIDAR DO NICOLINO

1, atualizar álbuns de fotos > Até os seis meses sim. Mas tá precisando atualizar de novo.
2, escrever no caderninho de memórias 1x por semana > Algumas épocas sim, depois totalmente abandonado. Escrevo memórias no Instagram. Espero que ele exista quando Nico crescer.
3, levá-lo para descobrir o mundo > Todo dia. Mesmo quando o mundo é o supermercado ou a poça d’àgua do lado de casa.
4, ler para ele 2x na semana > Acho que sim. E compramos muitos livros. E vamos na biblioteca.
5, começar a manter uma rotina: hora do banho, hora de mamar, hora de dormir… > Começamos várias, mas nada vai muito pra frente.
6, plantar a placenta (bancando a excêntrica haha) > Sim 🙂
**7, se cobrar menos > tá difícil, mas estamos tentando.
**8, acreditar mais em si mesma como mãe > idem
9, dar a vitamina d todos os dias (ou pelo menos começar, né!) > desistimos disso.

 

>PARA OLHAR PARA SI MESMA
**>Não criei nem tópicos, então já deu pra ver que não olhei quase nada pra mim ( a não ser pra chorar).

tumblr_n5sfljzqeo1tc9ttao1_500

Quem mais ae vai refazer os planos pra 2017, vai rever a vida e começar tudo de novo? Mais uma vez, e sempre?

Um comentário sobre “1,2,3. Avaliando o caminho.

Deixe um comentário

