1,4 Ori Mirim: o livre brincar e afeto.

Escolas “tradicionais” não fazem meu perfil. Por isso ando buscando algo bem diferente pro Nico. Espaços participativos, que falem da coletividade, inseridos na comunidade, que valorizem o brincar. Que tenha isso como proposta de fato, e não se diga “inovador” apenas para vender mais. Nessa busca eu conheci a Ori Mirim.

10648336_1540697699580132_7492242229747759756_o (1)

A Ori Mirim é um lugar assim. Incrível. Uma casa como a casa da gente. Toda aberta ao uso coletivo (estavam bolando um espaço de coworking por lá). E na parte de baixo você tem a escolinha. Um quintal, com árvore, grama e lama para as crianças e um espaço coberto, para comer, dormir, brincar e ler. Isso parece muito simples, mas é tudo que uma criança precisa (e não trocadores higienizados, câmeras de segurança, cuidadoras certificadas…)

A proposta é um espaço de educação ativa, em que os pais são convidados a participar pra valer. Podem estar junto, ali, cuidando das crianças em dias alternados, fazendo parte da formação delas, além da construção pedagógica. O Ori não está pronto, não é dado a priori. É construção contínua.

A história do lugar é muito bacana. Um grupo de mães e pais que formaram uma rede para repensar a forma de educar seus filhos e cuidar de forma compartilhada as crias. A coisa foi tomando forma e lugar. Fica na Vila Anglo Brasileira (perto da Av. Pompéia e, relativamente perto, do Metrô Vila Madalena).

Se eu queria fazer parte disso? Muito. Mas te falar que é meio trampo chegar lá pra mim. Não tenho – e nem quero ter carro. Pode parecer perto, mas quase não tem ônibus da minha casa pra lá e depois que desce são mais de 1km a pé de ladeira pra chegar. Com uma crianças de quase 10 kilos que só vai ficando maior. Ah, além disso, só aceitam crianças andantes, com mais de um ano. Nico ainda é pequenininho. Mas quem sabe daqui um tempo, né…

Por hora vamos explorando o mundo.

 

 

 

Para saber mais:

End: Rua Felix della Rosa, 282 / casa 6
Telefone: 981871212

p.s.: As fotos eu peguei todas no facebook deles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s