1, 2, 3, As infinitas possibilidades.

Ou: Quando se tem muito a dizer, mas a vida é repetição do mesmo ou página em branco.

(Pois agora dei para esses títulos longos, enormes).

Funciona desse jeito minha vida: muitas ideias, a cabeça borbulhando sempre que nem durmo. Muita força e vontade pra fazer muita coisa acontecer. E na prática?

Na prática fico eu olhando a página em branco, sem saber por onde começar até que o bebê acorda. até que ele chora para mamar. Ou antes vem uma roupa para tirar da corda, ou para bater na máquina. Uma comida que deixei no forno, uns brinquedos pelo chão. Antes, arrumo a mesa, que por aqui anda o caos, mesmo que Carminha tenha vindo ontem e a casa ainda cheire a água sanitária.  E pinto umas latas, para aproveitar que hoje não chove. Faço uma chá. Respondo os e-mails antigos. As mensagens no facebook, que eu nunca, nunca vejo.

Ah, já inventaram um nome pra isso. Chama procrastinar.

E quantas outras vezes a rotina já havia me engolido antes? É que agora é diferente. A intensidade nunca foi tão grande.

Cuidar de um bebê é o ápice do rotineiro (da alegria nos mesmos). Todo dia mama a noite toda. Todo dia troca fralda de manhã, e a roupa, o banho. E a frutinha. E o chão da sala sujo. E colocar legumes no vapor. E quer mamar quando você quer sair de casa. E ir no mercado. Trocar a fralda, a roupa imunda de engatinhar lá fora, de mamão. As gargalhadas, brincadeiras, a musiquinha do pão, da estrelinha e alecrim dourado. De novo, de novo. Bate a cabeça na escada, bate a cabeça na ponta da cadeira. Vamos ali ver o clarinho que passa. E menino, peloamordedeos, não me suba na privada, não vá brincar com o lixo, pera ae que mamãe tá tentando cortar essa maça pra te dar.

Nada disso é ruim. Não me deixa triste não. Chega de noite estou exausta. Mas contente. A cabeça borbulha de ideias, lembra? Meu filho é potência. É a vida-semente, crescendo aos meus olhos. Mas chega a noite, depois da sopa, do frio, da roupa, da fralda e de mamar hora e meia, não sobra mais segundo algum. Não sobra eu para dar lugar e direção para tudo que cresce em mim. Vão ficando acumuladas as listas que fiz no Trello enquanto Nico mamava, os moldes de costura que salvei, as ideias de brincadeiras, as receitas saudáveis, os pães caseiros, aquele curso que eu queria muito fazer, o estudar pro mestrado, ver aquele emprego, uma escolinha, montar aquele negócio, o post pro blog que ficou sendo escrito mentalmente o dia todo, uma carta, uma ligação pra uma amiga.

Na madrugada, jornada tripla. Ele mama, dorme e acorda a cada 20 minutos. O mundo é incrível demais para mamar de dia. A noite é lugar de colo, aconchego, cheiro de mãe, calor que dá força para descobrir tudo ainda mais amanhã. E eu? emocionada segurando sua mão, vou virando só poeira. Que depois de quase 10h na cama não sinto ter dormido nada, nada.

Como faz pra resolver essa equação? Como faz para cuidar do outro e de si com amor, com gentileza? Como faz para encontrar um tempo? E dar conta de tudo, em seu tempo? Como faz para ser mãe e para ser eu? E pegar toda essa potência que sorri pra mim de manhã e transformar em algo ainda maior, mais bonito, que me preencha por inteiro?

É que tudo isso que podemos ser, me paralisa, quando fico achando que é só fralda, roupa, banho, comida.

2 comentários sobre “1, 2, 3, As infinitas possibilidades.

  1. Lu Cruz disse:

    Seu texto me tocou de verdade 🙂 Hoje, existem muitas mulheres que romantizam os primeiros anos de vida de seus filhos, fazendo com que outras fiquem se sentindo mortalmente culpadas por não verem as coisas daquele jeito. Aqui, você deixou muito claro a felicidade que o Nico te traz, mas de uma maneira realista e clara. Espero que as coisas se ajeitem em breve, que a rotina seja um pouco mais leve e que as ideias saiam do papel e tomem forma. Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

