3,2 Como estimular um bebê? 6 aos 9 meses

Bebês crescem tão rápido que é difícil de acompanhar. (e dá uma canseira, hein, vou te falar). Nico já está com quase sete meses. Já senta sozinho, engatinha quando quer pegar alguma coisa (tipo um celular, ou algo que tentei esconder dele, bobinhaaaa), se arrasta bastante, e passa quase o tempo todo tentando ficar em pé. Vou fazer uma listinha de atividades para estimulá-lo nesse período de desenvolvimento (lembrando que cada bebê é um bebê…)

6 a 9 meses

  1. Sempre reforce positivamente (coisa de psicólogo behaviorista, o que não é o meu caso, mas vamos lá). Bata palmas quando o bebê realizar algo, diga “uhuul, você conseguiu!”, “parabéns”. Na real, isso sai naturalmente, pois você ficará encantada com cada conquista da pequena criatura.
  2. Use suas pernas como obstáculo para o bebê pegar algum brinquedo, isso vai estimulá-lo a ficar em pé e a ganhar força. A estratégia serve também para criar barreiras entre o bebê e a beira do sofá ou para esconder algo que você não queira que ele pegue, rs
  3. Já dá para aproveitar o parquinho: no escorregador (com você segurando, obviamente), ou naqueles balanços que são de cadeirinha (e que tenham grade)
  4. Brinque com papel. Faça barulho, bolas, rasgue. Use diferentes tipos: celofane, alumínio, revistas… Cuidado que tem bebês que adoram comer. Então fique atento!

  5. Você pode fazer pequenos túneis para o bebê atravessar, com uma caixa de papelão, ou com um lençol (nunca tentei, quando eu fizer posto aqui se isso dá certo ou se a criança morre sufocada). Isso vai incentivá-lo a se arrastar ou engatinhar.
  6. Dance
  7. Tenha músicas para determinadas atividades, como trocar a fralda ou vestir a meia. Isso ajuda a distrair o bebê e tornar a tarefa possível. Você pode, por exemplo, pegar cada dedinho do seu filho e  dizer o famoso “dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura-bolos e mata piolhos”, terminando com seus dedos escorregando para a barriga dele, em uma cosquinha 🙂
  8. Brinquedos luminosos. Como uma lanterna, por exemplo. Você pode fazer um teatro de sombras na parede (incrível para todas as idades)
  9. Espelhos. Na parede ou pequenos de mão. Bebês adoram se ver, ver as caretas que fazemos para eles, descobrir… Use também a luz para criar formas com o espelho. É mágico.
  10. Bola de pilates. Eu li isso (não lembro onde, malz ae), mas ainda não testei, pois dizia para fazer com bebês de mais de sete meses:

Coloque seu bebê de barriga para baixo sobre uma bola dessas usadas em academia para fazer ginástica, que não deixam escorregar (podem ser encontradas nas lojas de equipamentos esportivos). Segure seu tronco com firmeza e balance para o outro. É um ótimo exercício para o sistema vestibular, mecanismo que nos faz equilibrar o corpo em relação à gravidade. Nesse balanço, o bebê transfere o peso do corpo para os membros, fortalecendo-os para a etapa do engatinhar. Para crianças a partir de 7 meses.

Importante lembrar que tudo isso é apenas para ESTIMULAR a criança. Não é para pular etapas, para transformá-la num super bebê, coisa e tal. Cada coisa acontece no seu devido tempo, e é preciso respeitar o desenvolvimento natural de cada bebê (que é único). Por isso, ajude, mas não force a barra 😉

 

Anúncios

7 comentários sobre “3,2 Como estimular um bebê? 6 aos 9 meses

  1. Lu Cruz disse:

    Adoro a maneira realista como você fala sobre o assunto. Me dá uma preguiça gigante de mães que acham que todo bebê tem que ser um super bebê e ter o desenvolvimento idêntico ao do filho delas. As músicas para cada atividade funcionam MUITO! Minha sobrinha sempre teve isso, e segue com isso até hoje, aos 3 anos. Sempre funciona e ela faz tudo com muito mais tranquilidade, sem encrencar! Adorei as dicas. Ah, e o Nico está lindo! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    Curtido por 1 pessoa

    • aquelaquerebola disse:

      Lu, adoro os seus feedbacks, são muito importantes para mim 😉
      Muito bacana ver como esse tipo de coisa é importante não só para pai e mãe, mas para todos aqueles que cuidam e criam uma criança. Quero muito escrever sobre isso depois.
      Beijao!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s