Comprinhas: Pasta de dente organica

Opa, opa. Sei que ando meio sumida daqui, para não dizer totalmente desaparecida, mas eu estava viajando. E não dava para ter a rotina de post por lá. Quando voltei, milhões de roupas sujas pra lavar, de mercado pra fazer etc etc etc… e um bebê que só quer bagunçar, e ae, ops, viajamos de novo, e fiquei sem computador e etc etc etc, enfim! Estamos de volta, ou estamos tentando estar :))


Vamos falar de novo sobre pequenas mudanças ao escovar os dentes. Eu já falei sobre a escova de dentes de bambu, super aprovada. Agora vamos ao outro elemento da dupla: o creme dental / pasta de dentes (sei lá como vocês falam).

IMG_20160523_163944930

A pasta de dente normal, essa que todo mundo compra, apresenta alguns problemas:
1. Flúor demais. Ele previne a cárie, bacana. Maaaaaaas, de acordo com sites aleatórios do google e de procedência não verificada, o flúor contido numa pasta de dentes poderia até matar uma criança de 10kg se ingerido (daí que todo mundo diz que bebês até dois anos não podem usar pasta de dente com flúor). E se eu não vou dar pro meu filho, por que raios eu vou ter um veneno em casa?
2. Quase em todos os municípios brasileiros a água já tem adição de flúor. Não teria por que consumir mais.
3. A embalagem da pasta de dentes quase nunca é reciclada. Já que ninguém lava e coloca junto ao lixo reciclável, pois dá trabalho cortar, etc e tal

Para resolver esse problema, uma alternativa conhecida de quase todo mundo é usar bicarbonato de sódio. Eu nunca o fiz, pois acho estranho, nada prático e meio salgado. Mas dizem que funciona e que sai baratinho.

Outra bem bacana vi no site Um ano sem lixo, de misturar oleo de coco (e um pouquinho de oleo essencial de hortela) ao bicarbonato. Deixa com a consistência mais parecida de pasta de dente, e a hortelã dá o frescor que já estamos acostumados. Achei tão legal que fiquei doida de vontade e testar. Porém, já tinha comprado essa aqui:

Uma pasta de dente aparentemente normal, como essas que todo mundo compra no supermercado ou na farmácia. Acontece, que mais de 95% das matérias-primas são orgânicas e naturais. Os ativos são de origem vegetal (o produto é vegano, e não realiza testes em animais), não agride a mucosa bucal, não possui corantes ou conservantes sintéticos. De acordo com o site da marca, “para preservar o conceito naturalista do produto, o flúor foi substituído pelo xilitol, que é uma substância de origem vegetal e que também proporciona uma excelente função bacteriostática”.

pasta-de-dente

MAS E ESSE TAL DE XILITOL?

• O Xilitol é não cariogênico, ou seja, as bactérias localizadas na boca não terão capacidade de metabolizar o Xilitol e produzir ácidos que causam cáries nos dentes.

• O Xilitol é um edulcorante cariostático que inibe o desenvolvimento das cáries.

• Resistência de fermentação pelas Bactérias Cariogênicas: não sendo fermentado pelas bactérias faz com que o xilitol mantenha o pH da boca neutro, isso evita a desmineralização dos dentes.

• O Xilitol tem a habilidade de reduzir a acumulação de placas. Como é um agente bacteriostático, inibe o metabolismo das bactérias.

• Promove a Remineralização: o uso do Xilitol e seu impacto positivo no ambiente oral traz diversos benefícios na prevenção das cáries e na remineralização dos dentes.

A marca também tem Enxaguante bucal, que eu não comprei pois ninguém aqui em casa tem o hábito de usar (então não posso falar sobre). O preço é bem mais salgado que o da pasta normal (14 reais), mas acho que vale a pena. Afinal, ninguém precisa gastar meio tupo de pasta de dente por escovada. Aqui em casa, pelo menos, um tubinho dura meses e meses.

creme-dental-contente-sem-fluor-organico-80g

IMG_20160523_163924975Ah, a caixinha é de papel reciclável. Apenas a embalagem que é total geração de lixo. Sendo assim o pessoal que passa bicarbonato está mil anos luz na frente na sustentabilidade. Mas sem xiismos por aqui, se estamos habituados a usar pasta de dentes, por que não continuar de um jeito mais bacana? Essa pode ser também uma forma de garantir a praticidade com mais consciência e sustentabilidade.

 

Agora vamos lembrar de abrir a embalagem quando acabar, lavar bem e colocar no lixo reciclado 😉

 

Anúncios

6 comentários sobre “Comprinhas: Pasta de dente organica

    • aquelaquerebola disse:

      Pergunta pra ele sim 🙂 A pasta funciona bem, muito bem. Igual uma pasta normal. Acredito que deva ter uma composição parecida a pasta de dentes da Weleda, indicada para crianças (pois crianças não devem usar pasta com fluor).
      Depois me conta 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s