2, A arte de dividir o pão e multiplicar a vida.

Primeiro vieram os irmãos. Que como minha mãe repete, eram uma necessidade para que eu não crescesse mimada nem tão chata. Confesso que na época não gostava muito, de dividir o quarto, os brinquedos e o amor da mamãe.

Mas hoje agradeço. Apesar das brigas, puxões de cabelo, piadinhas e implicâncias, eram uma deliciosa companhia e me ajudaram a dividir. Os ovos de páscoa, os presente no Natal, a atenção dos adultos, a chatice dos dias.

Depois eu mesma pude escolher as irmãs. Foi mais fácil e prazeroso. Sair da casa da minha mãe, me mudar para Niterói, nada teve a ver com “morar sozinha” – pelo contrário. Descobri a alegria da cama ao lado, as confissões madrugadas a dentro, a divisão da comida, das contas, dos problemas. Ali aprendi de fato as lições que começaram na infância: a compartilhar.

Dividíamos todas as roupas, os segredos, a faxina. Claro que essa construção de república não foi simples. Foram anos. Muita porrada. Ires e vires. Boas histórias – outras um tanto trágicas. Mas quando lembro, penso primeiro nisso: saí do que era “meu”, para descobrir um “nosso”. Tão mais leve, que funcionava tão bem. Descobri que o que era meu continuava meu quando eu emprestava, e se alargava. Os livros, os vestidos, o tempo.

Assim se dá a partilha.

É preciso estar aberto. É preciso encontrar um outro também disposto.
Às vezes, algumas pessoas se ofendem com o derramar. Olham desconfiados. E na dureza de tanto concreto e coração cinza, vamos nos tornando também desconfiados. Nos perguntando duas vezes antes de oferecer, de dividir, de ajudar.

Agradeço aos irmãos. Às amigas de vida. À possibilidade de tecer uma rede.
Do lado da minha casa tem outra casa. Tem dias que almoçamos lá. Tem dias que eles almoçam aqui. Emprestamos as coisas e dividimos o tempo. Parece bobo e simples. Mas me dá força, e transmuta a saudade em fé na partilha.

4 comentários sobre “2, A arte de dividir o pão e multiplicar a vida.

Deixe um comentário

