3,1. Como estimular um bebê? De 3 a 6 meses

O bebê vai crescendo e cada dia é mais interessante estar ao lado dele. Vê-lo descobrindo o mundo, levando tudo a boca, tentando sentar, engatinhar, fazendo força com as perninhas e braços. Depois dos três meses o bebê está mais ativo, vira de um lado para o outro, vai conseguindo segurar os objetos e brinquedos, e responde bem mais ao cuidado e estímulos dos pais, tios e amigos, soltando gritinhos de alegria e sonoras gargalhadas.

Cada bebê é único, e só a interação particular com ele pode te dizer as brincadeiras mais indicadas, o que ele gosta e o que não gosta (em cada fase, pois as coisas vão mudando). Mas é bacana descobrir novas brincadeiras e testá-las.

> Segue uma listinha com algumas ideias para os bebês de 3 a 6 meses (mesmo que essa idade seja meramente ilustrativa):

  1. Cadê o bebê? Clássica brincadeira e sucesso. Dispensa explicações, mas é só esconder o rostinho do bebê ou o seu com um pano, fraldinha ou qualquer coisa e depois diga dizendo “achoou”.
  2. Mostre o mundo. Descreva todas as coisas, desde o azul do céu à cada pequeno objeto do dia a dia: um pacote de biscoitos, uma caixa, uma casca de laranja, uma colher de pau. Deixe que o bebê pegue, sinta as diferentes texturas, cores e gostos. Apenas preste atenção para ver se não corta ou se o bebê pode engolir.

  3. Livros. Não importa se a criança entende ou não do que se trata, mas mostre as figuras, leia para ela, deixe que ela pegue nas páginas, leve até a boca, tente virar, abrir e fechar. É emocionante (pelo menos para mim) ver meu filho tocar um livrinho e ficar interessado por ele (lágrima nos olhos).
  4. Bolinha de sabão: são lindas e mágicas até para nós, adultos já desencantados com o mundo, então já dá para imaginar o que os bebês acharam da brincadeira.
  5. Ataque de beijos, abraços e cosquinhas. Infalível. Sempre seguido de muitas gargalhadas gostosas. Pode também acrescentar umas mordidinhas nos pés e mãos.

  6. Aviãozinho, foguete, cabum. Faça o bebê voar na horizontal, sempre bem apoiado nos seus braços ou pernas. Essa brincadeira ajuda a desenvolver a coluna e o equilibrio (do bebê e da mamãe haha)
  7. Estimular o bebê a sentar. Coloque almofadas em volta. pode usar aquelas de amamentação (que acabam ficando esquecidas pela casa).
  8. Espelhos: bebês adoram brincar com espelho. É um objeto importante para se descobrir como ser único e separado da mãe.Lembre-se de usar os de acrílico que são mais seguros.
  9.  Águabebês também adoram brincar com água, água em temperaturas diferentes, você pode usar a bolsa de água quente, gelo, água morda… Aproveite a hora do banho. Cante muito para o bebê, joguando a agua devagarzinho sobre ele…

    IMG_20160319_120127636

  10. Serra, serra, serrador: Clássico infantil. Bacana pois trabalha o controle de cabeça do bebê, que tenta levantá-la para ver a mamãe (ou quem estiver brincando com ele).

————————————————————————–
DICA:
Normalmente os brinquedos para bebês custam uma pequena fortuna. Coisa de cinquenta reais um chocalhinho. Mas Fischer Price que me desculpe, bebês não precisam de nada disso para serem felizes. Bolinhas de borracha, molas, garrafinhas com água e continhas coloridas, um pedaço de papel… tudo é diversão garantida e muito aprendizado 😉
————————————————————————–

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “3,1. Como estimular um bebê? De 3 a 6 meses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s