4. Cinema com bebê pode?

Tente recordar: quantos bebês você já viu no cinema?
Pois é. Pais de crianças pequenas estão fadados ao tenebroso mundo do Netflix exclusivo e privados de qualquer discussão do Oscar. Mas quem foi que disse que teria que ser assim?

Moro longe da família, e mesmo que tivesse alguém para cuidar do meu pequeno enquanto dou um pulinho no cinema, fica difícil ver filme quando se amamenta em livre demanda. Quem vai ficar ali plantado na porta da sala para te estender um bebê no meio do filme? Né.

Nico é quietinho e quando menor mais dormia que qualquer coisa. Agora ele fica hipnotizado por qualquer tela, olhando muito interessado (o que é papo pra outro dia) e não faz nenhum barulho. O pai queria ver certo filme indicado ao Oscar de 3h de duração e eu disse, ué vamos, se ele chorar eu saio da sala, como sempre fazemos em eventos sociais e tal. Tá, não foi tão simples assim o processo.

Resolvi então perguntar ao Dr. Google se tinha alguma contraindicação. E acreditem: não há nada sobre levar bebês ao cinema. Nada que diga que faz mal pra criança, que o barulho deixe ela surda, nada que diga que existe uma lei, que vão barrar a sua entrada e coisa e tal. Dizem apenas sobre levar crianças de mais de cinco anos, pois é quando elas já entenderão o desenrolar das histórias (pasmem!). Perguntei depois ao meu pediatra e ele disse que mal não faz, mas que possivelmente eu teria problemas para começar na bilheteria e que apostava que os funcionários ficariam meio tontos, sem saber se poderiam ou não vender os bilhetes.

Para resumo da ópera: não fomos ao cinema, não enfrentamos os dragões, não fizemos o mundo engolir nosso filho (acho que por preguiça de arrumar problema por ae). Mas fui numa parada bem bacana: CINEMATERNA. É um projeto que promove sessões de cinemas em diversas cidades e cinemas do país, onde 2mães, pais (e acompanhantes) podem ir ao cinema e levar seus bebês (de até 18 meses) sem qualquer transtorno. Tem um trocador na sala de cinema, assim ninguém precisa perder o filme, fica uma meia luz na sala, na teoria o som do cinema é mais baixo que o normal, tem um “estacionamento de carrinho” e ninguém se incomoda se seu filho chora ou reclama alto -afinal, todo mundo ali tá mais que acostumado a isso.

O mais bacana é que no pós-parto a mulher fica quase sempre fechada em casa, sem muitos momentos de lazer, vivendo um luto por ter perdido a liberdade de fazer o que bem queria a hora que queria. Ir ao cinema é um prazer bobo, mas que em tempos de filhos pequenos vira uma grande aventura. No mais, bom ver outras mamães, criar uma rede e deixar seu filho brincar com outros bebês.

E da minha super e extensa experiência (fui só duas vezes haha): achei que o som da sala é tão alto quanto qualquer sala de cinema, que não tinha área nenhuma paras crianças maiores brincarem (como diz no site, e sim apenas um tapetinho meia boca), que é super bacana porque dá pra votar no site os filmes que passarão e que os horários são muito ingratos (no meio da semana, 14h) o que faz com que os papais e mamães que trabalhem não possam ir.

————————————————————————–
DICA:
Cinematerna site: em 41 cidades do país.
————————————————————————-

Anúncios

4 comentários sobre “4. Cinema com bebê pode?

  1. mauroms disse:

    Aqui no Rio Grande do Sul somente duas cidades, Caxias do Sul, e a capital Porto Alegre, e na minha cidade Pelotas, só existe as salas do shopping, os cinemas fecharam todos. Faz um bom tempo que não vou a cinema, vejo filmes na tv a cabo ou outras mídias. A última vez que fui a um filme no cinema, lembro a data e o filme, foi em 30/01/2010 e o filme foi Lua Nova. Abraços.

    Curtir

    • aquelaquerebola disse:

      Sim Isabel! E isso de dividir experiencias é que é bem legal. tanto para os bebês que sempre gostam de estar perto de outros bebês (e sejamos sinceros, tem poucas oportunidades na grande maioria das familias) quanto para as mamães, que podem ver nisso uma rede de apoio.
      Beijos e volte sempre.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s