Comprinhas sustentáveis: sabão para lavar roupas

 

Na hora de cortar os produtos ultraprocessados e diminuir as visitas aos supermercados surge um primeiro dilema: os produtos de limpeza. Práticos, cheirosos e muito tóxicos. Como substituí-los?

Procurando no google haverão milhões de receitinhas bacanas usando vinagre, limão e bicarbonato de sódio. Confesso que nunca testei nenhuma. Ando na vibe de ser madame e não limpo a minha casa. Quem o faz só usa sabão e água sanitária. Preferi não questionar e deixar quieto.

Só que lavo roupa. E muita roupa. Pois além do que já é de rotina de uma casa, tenho as roupas do bebê e as fraldas. É desse ponto que quero tratar: o tal do sabão para máquina de lavar, lava-roupas, em pó ou desses líquidos que dizem que rende mais…

A Cristal, do blog Um ano sem lixo, tem um post muito bacana explicando como fazer em casa o sabão em pó. Não parece difícil. Achei também por ae uma receita de como fazé-lo ficar líquido (só derreter e estragar uma panela). Mas confesso que não testei. Mal consigo escovar os dentes e tomar banho, ralar sabão de coco é para os fortes, corajosos e eficientes. Vou deixar como meta futura.

Então como a vida é feita de possíveis vamos ao que encontramos para vender já pronto e embalado:

-CoquelCoquel-liquido

Lava-roupas líquido. Cheiroso, cremoso, delícia e nada de eco, além do cheiro de sabão de coco. Pode facilmente ser ignorado e sair da sua lista de compras. Maaaas, era a coisa menos pior que achei no mercado no dia e estava necessitada.

-BioWash Ecobiowash

Caro (12 reais 1/2L), só consegui comprar pela internet (então tem o frete e a embalagem dos correios…), diz na embalagem que é todinho biodegradável e que os óleos essenciais e os corantes são naturais. O cheiro é de capim limão, e confesso que eu detesto (mas ae vai de cada um).

-Milãomilao

Lava roupas líquido com puro sabão de coco (diz a embalagem), matérias primas naturais, detergente ativo vegetal, não causa alergia, bom para usar nas roupas dos bebês e pessoas sensíveis. Não entendo nada sobre composição dos produtos químicos e tal, mas na embalagem tem pouquissimos compostos, o que parece bom. Ótimo custo-benefício.

Anúncios

7 comentários sobre “Comprinhas sustentáveis: sabão para lavar roupas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s