3,3 Compras a granel.

Na onda para diminuir o consumo, o lixo e a quantidade de porcarias industrializada (ultra-processadas no caso) que vivemos comprando, há uma boa solução: as compras a granel.

Ou seja, em vez de comprar embalagens com quantidades previamente determinadas de um produto, você vai e compra exatamente aquilo que você quer, na quantidade que você quer (até mesmo a quantia exata pra determinada receita). Não há desperdícios. Além disso:

IMG_20160217_141436456

  1. Cortar custos com a produção de embalagens
  2. Redução de custos ao simplificar a logística (processamento, a duração , a embalagem, embalagem , peso, transporte , etc)
  3.  Alimentos mais frescos
  4. Alimentos escolhidos a dedo
  5. Relação mais próxima com os alimentos, com o que comemos: você vê o que está comprando, sentir a textura dos grãos, experimentar, sentir o cheiro, descobrir…
  6. Há toda uma outra oferta de condimentos, ervas e farinhas que não estamos acostumados a usar no dia a dia
  7. Apoiar o comércio local.

No mais, apenas fique atento aos produtos adquiridos. Verifique a qualidade do mesmo, procure saber sobre as datas de validade, as informações nutricionais… E divirta-se 🙂

IMG_20160217_141444691_HDR

Onde comprar?
Normalmente toda cidade (ou bairro mesmo) possui um Mercado Municipal, com vários “barraquinhas” ou pequenas lojas com o mais diverso tipo de produtos. O bacana é que assim você pode dar uma pesquisada no preço e na qualidade dos produtos, e comprar cada coisa em uma loja diferente, mas com a facilidade de ser tudo no “mesmo” lugar.

São Paulo:
-Mercado Municipal: ponto turístico, cheio de coisas gostosas mas meio caro, né
-Zona Cerealista: tudo de cereais, muito barato, lojas no meio de ruas meio bizarras no centro de SP. Varias casas de importados com preços incriveis, para queijos e vinhos.

Rio de Janeiro:
-Casas Pedro: tem várias por diferentes bairros da cidade, é um empório árabe com muita variedade.
-Cadeg: ótimo programa para fazer umas compras e almoçar num domingo.
-Ceasa
-Feira de São Cristovão: uma boa para produtos nordestinos.

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “3,3 Compras a granel.

    • aquelaquerebola disse:

      Olha, se voce compra em quantidade vale ainda mais a pena. A diferenca do preco da farinha, por exemplo, a granel é absurda com a do supermercado. O mesmo vale pra amido de milho, fecula de batata, arroz integral, azeitonas… (coisas que eu compro sempre, rs). Depois me conta 😉

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s