Avaliando #4, Praça Victor Civita

Aqui, bem do ladinho de casa mesmo, tem uma praça muito bacana que eu nunca tinha ido. Eu passava sempre beeem pertinho quando ia na feira, ou no posto de saúde, ou sei lá onde, via sempre as placas, mas nunca seguia a rua até lá. Resolvi ir dia desses e fiquei encantada.

IMG_20160203_174520348_HDRO lugar que tem um estilo todo diferente e bonito, com um deck de madeira surgiu de uma parceria da SubPrefeitura de Pinheiros com o Instituto Abril. O terreno era antes uma área destinada `a incineração de lixo, e estava contaminado, dentre outras substâncias também tóxicas, por metais pesados.  É interessante notar que a finalidade real do deck é proteger a comunidade do contato direto com áreas de solo contaminado.

IMG_20160203_174506164O diferencial dessa praça é sua menção à educação ambiental (denominada Espaço Aberto da Sustentabilidade). Sendo assim, o espaço foi pensado em mínimos detalhes para estar repleto de medidas sustentáveis, como o reaproveitamento da água da chuva, a iluminação em LED, a implantação de uma horta circular e de jardins suspensos.

Dizem (nos sites sobre a praça) que nela são ministrados cursos, oficinas, visitas sobre sustentabilidade. Que também acontecem shows e outros eventos. Eu nunca vi nada disso. Na real, as plantinhas da horta atá parecem um pouco abandonadas e eu fiquei me perguntando se eu não podia meter a mão e pegar uns tomatinhos. Eu tenho a impressão que todas essas coisas aconteciam no passado (a praça foi inaugurada em 2008), mas não mais.

O que tem mesmo lá é um Centro da Terceira Idade (CIIPE), que oferece diversas aulas, como yoga, inglês, dança de salão, pilates, pintura… Todas as vezes que eu passei estava fechado. Mas tinha um telefone para contato: (11) 8435-3057 – a quem interessar. O resto é local público mal aproveitado pela população: uma dúzia de casais se pegando pelos cantos, alguns moradores de rua em cima da arena, uma ou outra pessoa que passa correndo, alguém fazendo uma hora, e se pá tu vê umas crianças. Ah, esqueci de dizer: tem aparelhos de ginástica para a terceira idade, mas não tem brinquedos de criança.

————————————————————————–
Dica:
End.: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros – zona Oeste – São Paulo.
Horário de funcionamento: das 6h30 às 19h.
Tel.: (11) 3031-3689.
Para saber mais
————————————————————————–

2 comentários sobre “Avaliando #4, Praça Victor Civita

Deixe um comentário

