1, leia mulheres 2016

Pode parecer estupido perguntar, mas quantos livros de autoras mulheres você leu no último ano? Quantas autoras mulheres você lembra de já ter lido na vida? Ouso dizer que muita gente vai dizer “nenhuma”, e isso é tão assustador.

Agora vamos ao segundo teste: entre em uma livraria de grande porte, em um shopping, por exemplo, e procure livros escritos por mulheres. Procure livros por mulheres da América Latina. Possivelmente você encontrará alguns livros de contos e muitos livros “adolescentes” (desculpem o preconceito). Dará para contar nos dedos os exemplares os livros bacanas de literatura.

A conclusão é daquelas que a gente cisma em achar que não é mais assim hoje em dia: o mercado editorial feminino é restrito e que as autorAs tem muito menos visibilidade que os homens. O que fazer com essa informação???

2leiamulheres

Tudo começou em 2014. A escritora e ilustradora inglesa Joanna Walsh começou no Twitter a iniciativa da hashtag “#readwomen2014”, uma campanha com grande repercurssão, propondo que as pessoas conscientemente lessem mais obras escritas por mulheres. No Brasil, a Juliana Leuenroth e Michelle Henriques decidiram trazer a ideia da Joanna para uma livraria, criando um clube do livro chamado #leiamulheres.

Na onda dos desafios literários temos o Leia Mulheres. Em 2016 ele é composto de 12 categorias. Um livro por mês. Não pode ser tão difícil assim de completá-lo. Depois que ler um livro é só postar nas redes sociais com a #leiamulheres. E se ficar sem ideia do que ler, fácil fácil encontrar sugestões : )

2tabela (1)

———————————————————————-
Dicas:
Clube do livro: eventos, dicas e tudo mais
Lista bacana de livros (meio antiga) POREM escrita por um cara
Desafio Literário 2016
———————————————————————-

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s