Avaliando 3.2# fraldas de pano

Fraldas de pano são bacanas, bonitas e super legais para o planeta. Na teoria é fácil optar por elas. Agora vamos a prática e as minhas humildes impressões da coisa!

Vaza?
Sim. Mas fraldas descartáveis também vazam.

Investimento $$$
Alto. Mas só no começo.
Apesar de ter pedido 30 no meu chá de bebê, ganhei apenas 7 e absorventes extras.
Estou comprando mais aos poucos (para não pesar tanto no bolso) e vai sair a mesma coisa do que se eu tivesse indo na farmácia comprar fraldas descartáveis (na verdade sai mais barato, mensalmente).

E pra passear?
Levo um saquinho impermeável para guardar a fralda suja e tenho trocado por uma fralda descartável. Por que? Pois tenho um monte de fraldas descartáveis que ganhei e não faz sentido jogá-las fora (claro que eu irei doar as que eu não usar e espero não usar muitas). Hoje uso em média uma fralda descartável por dia (ou menos).

Para Lavar?
Tenho lavo as fraldas quase todos os dias, ou dia sim e dia não, pois eu tenho muito poucas. Quando suja só de xixi, muitas vezes eu troco apenas os absorventes. Tenho um número bem maior de absorventes que de fraldas. Além disso eu uso aquelas fraldinhas de bebê comuns (tipo cremmer, sabe?) dobradinhas como absorvente quando os outros acabam. Funciona bem e são de algodão o que não agride nadinha a pele do bebê.
Coloco primeiro as fraldas em um balde e vou juntando. Se tiver coco eu tiro o groso no tanque antes. Depois jogo tudo na máquina de lavar, no maior ciclo e com enxague duplo. raramente coloco sabão. As vezes coloco vinagre. E deixo sempre secar ao sol.

Tamanho:
Algumas marcas vendem fraldas p, m, g. Outras são tamanho único e você ajusta o tamanho por meio de um velcro ou botões, além de um elástico na abertura das pernas do bebê. Confesso que essa que é a parte chata. Depois que você encontra o ajuste perfeito o seu bebê vai lá e ops, cresceee. Ae ferrou. A fralda fica meio apertadinha e começa a machucar. E tem outra coisa chata, pelo menos pra mim: fico morrendo de medo de estar machucando o Nico com a fralda e acho que as vezes deixo larga demais, o que causa vazamentos.
Quando o Nico nasceu, logo depois que passou a fase do mecônio (que dizem que mancha bastante as fraldas de pano) eu tentei usar a fralda de pano. Mas eu achei super absurdamente grande. Mesmo ajustando todas as partes e fazendo a fralda “caber” e assim não vazar, a fralda ficava enorme e pesada. A pobre da criança mal podia se mexer que a bunda pesava demais haha Resolvi, então, usar os pacotes de fralda RN que havia ganhado e voltar para as fraldas de pano quando Nico tivesse crescido.

Calor:
Sempre fico na dúvida se o bebê sente mais calor com a fralda de pano, afinal ela é bem maior, mais pesada e cheia de camadas. Os sites que falam a respeito garantem que a fralda de pano permite que a pele do bebê respire, então todo aquele monte de pano na verdade ajuda. As fraldas descartáveis, ao contrário, são de plásticos e impermeáveis.
De qualquer forma, Nico tem vivido por ae só de fralda. Seja descartável ou de pano.

Preconceito da galera
O chato é ter que ficar explicando para tooodooo mundo o porquê de você ter escolhido a fralda de pano, ter que ficar aturando as piadinhas em relação a dificuldade que você terá para lava-las ou que tu é louca, e o pior: aqueles que dizem que você não vai dar conta, vai desistir e voltar rapidinho para as fraldas descartáveis.
Mas a vida é assim mesmo: fazemos escolhas e temos o direito de voltar atrás. Temos o direito de adaptar as coisas para o melhor para a nossa família, em cada diferente momento. Se deu pra usar, ótimo. Mas se não der, sem culpa ; )

Plus:
Existe um tal de Liner que são folhas descartáveis que você coloca por cima da fralda (entre a pele do bebê e o absorvente). Essa folha vai reter os resíduos sólidos, sem aumentar a capacidade de absorção da fralda, mas deixando o bebê mais seco e confortável e a fralda mais limpinha pra hora de lavar. Você simplesmente pega a folha e joga ela no lixo.
Eii, mas ae eu estaria gerando lixo, mas que droga! É, você estaria. Só que existem marcas de liners 100% biodegradáveis, totalmente seguros para o meio ambiente, privadas e sistemas de esgoto. Porém, de qualquer maneira, você terá que comprar essas folhas, e o custo benefício da fralda de pano não será tão alto.
Eu nunca usei, mas fica a ideia para quem tem nojinho de coco ou quer facilitar ainda mais o processo ; )

———————————————————————-
Dica:
Guia de lojas para a compra de fralda de pano por região
———————————————————————-

 

3 comentários sobre “Avaliando 3.2# fraldas de pano

    • aquelaquerebola disse:

      Já vi essas fraldas cremer pra vender pela internet. Nunca comprei pois ganhei muitas no chá de bebe. Mas confesso que nunca usei muito. No começo usava mais. Hoje quando Nico está resfriado, ou tenho uma na bolsa pra quando ele golfa, mas é pouco. As que uso pra xixi e coco são diferentes. O que chamam de fralda de pano moderna, são iguais as descartaveis, com um absorvente especial, q dá uma sensação mais de sequinho pro bebe. Mas já coloquei essa fraldinha cremer como recheio da capa, dá certo, só não segura tanto tempo! Beijos

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

