3.2, fralda de pano é puro amor

Dentre todo o lixo que se gera tem sempre aquele super difícil de lidar: o lixo do banheiro. Papeis higiênicos, absorventes, cotonetes e agora a grande novidade do momento na minha vida, as fraldas de bebês descartáveis.

quantas-fraldas-o-bebe-usa-por-dia

Os números são alarmantes:

1, uma fralda demora em média 450 anos para se decompor
2, um bebê usa, em média, mais de 4500 fraldas na vida.

E onde vai parar isso tudo?
Nos lixões, aterros sanitários… acumulando, acumulando e acumulando.

Claro que ninguém curte muito coco, e a parte de trocar fralda suja já é em si uma parte chata dos cuidados infantis. A fralda descartável foi um ultra-mega “avanço”. Super mão na roda, tirando das mães um trabalho enorme que elas tinham, de lavar, quarar, secar, passar a ferro, dobrar, e colocar cuidadosamente com alfinetes nos bebês. Quando eu nasci ainda era assim – a menos de 25 anos atrás. As descartáveis até já existiam, mas custavam uma fortuna, totalmente inviável. Hoje não, uma fralda descartável custa menos de um real a unidade. Barato? Nem tanto assim se você pensar que vai precisar de mais de 4500 delas… foi assim que os chás de bebê viraram chás de fraldas.

Bacana, as fraldas descartáveis tiveram o seu momento e importância para as gerações passadas de pais. Mães que precisavam estar no mercado de trabalho, pessoas que estavam se acostumando a uma vida sem empregados domésticos. Não há culpa, é mesmo um avanço, a “modernidade”. Que, obviamente, vem com um (grande) custo…

Agora a geração é outra. Sabemos que o planeta e seus recursos são finitos. O crescimento industrial não pode vir a qualquer preço. É preciso repensar nossos hábitos e adaptar nossas vidas. Vamos então voltar as fraldas de pano como nossas mães e avós faziam? Não. Vamos desenvolver uma solução que seja prática, barata e sustentável.

o-que-sc3a3o-fraldas-de-pano-ecolc3b3gicas-brasil

Fraldas de pano modernas

Antes de começar: existem milhões de tipos, e eu, sinceramente, não sou familiarizada com todos, e alguns deles eu mesma nem vejo muita diferença. Vou falar sobre as fraldas de pano que são feitas de duas partes (peças).

capa2O que são:
A fralda de pano moderna tem praticamente a forma de uma descartável (fitted diaper em inglês). São compostas por duas partes: uma impermeável e externa e outra absorvente que fica em contato com a pele do bebê. São chamas de “All in One” (AIO) por serem “tudo em uma”. Algumas são em versão pocket (bolso): possuem uma abertura onde pode-se colocar o absorvente, fazendo com que seque mais rápido depois da lavagem. Não é necessário nenhuma dobra, para fechar as fraldas são usados botões ou velcros.

1, práticas para vestir:
Acredite se quiser, mas é quase igual a colocar uma fralda descartável.
Digo quase pois escolhendo modelos tamanho único, você terá que ir adaptando os botões ou elásticos internos para regular o tamanho. No começo isso pode parecer complicado e vazar em alguns xixis.
2, práticas para lavar:
O homem inventou a máquina de lavar, e basicamente não há quem não tenha. Junte uma boa quantidade de fraldas sujas e coloque na máquina, com enxague duplo e no maior ciclo. Não precisa de sabão em pó (acredite!), ele na real vai impermeabilizar a fralda e destruir com a absorção dela ao xixi, causando vazamentos. Mas se você quiser usar, é só enxaguar de novo com vinagre, que tira os resíduos do sabão. Caso fiquem manchas, deixe secar ao sol. Faz milagres! Tudo fica branquinho.
p.s.: você também pode lavar a mao. Não é tão dificil assim.
3, o meio ambiente agradece:CA-bebe-fraldas-sustentaveis-D-732x412
Um único bebê gera uma tonelada de lixo com suas fraldas descartáveis. Usar fraldas de pano é, então, uma atitude sustentável, pois reduz a produção de lixo urbano. Além disso, o uso poupa energia, uma vez que a energia utilizada para lavar as fraldas de pano é menor do que a utilizada para a produção de fraldas descartáveis.
4, produtos químicos, o meio ambiente e o bebê:
As fraldas descartáveis têm em sua composição várias substâncias “tóxicas”. Estas, além de fazerem mal ao meio ambiente, quando em contato com a pele do bebê pode causar alergias e dermatites. É por isso que o bebê que usa fralda de pano quase não fica assado e não precisa ser lambuzado de pomada. Esses produtos são por exemplo:
Poliacrilato de sódio: polímero super absorvente se transforma em gel quando molhado. Seu alto poder de absorção pode absorver a umidade natural da pele do bebê, deixando-a exposta à ação de outras substâncias químicas das fraldas.
TBT (tributilestanho): é um composto tóxico que pode provocar cancro e transtornos graves do sistema nervoso.
Traços de Dioxina: Estudos mostraram que a Dioxina usada para o branqueamento da pasta de papel, pode estar na origem de doenças cancerígenas e doenças de pele.
5, economia $$$:
As fraldas reutilizáveis requerem um investimento inicial maior, mas proporcionam em longo prazo uma economia de pelo menos 75%. Outra coisa bacana, é que a vida útil das fraldas de pano é bem longa, assim elas podem ser usadas no próximo filho, ou revendidas.
6, conforto para o bebê:
Pode não parecer, mas fraldas de pano são mais fresquinhas para o bebê. Sem contar que o contato com a pele é muito mais confortável 🙂 Muito amoor.
7, são lindas:
Tão lindas que dispensam qualquer short, tapa fralda e coisa e tal. Fashion total!

Vamos viver isso na pele pra saber qual é de fato e voltamos na próxima semana 😉

———————————————————————- Dicas:
Site bacana em que você pode comprar vários modelos e marcas diferentes para “experimentar”: http://www.eccomama.com.br/
Para entender todos os tipos de fraldas de pano: http://www.fraldadepano.org/tipos-de-fraldas-de-pano/
———————————————————————-

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s