1, a louca da arrumação

Não, eu nunca fui uma pessoa organizada. Na verdade sou sempre da bagunça. Pilhas de livros debaixo da cama (pois é mais fácil de pegar, mesmo tendo um criado-mudo), roupas jogadas em cima da cadeira ou no chão. E o armário? o caos. Daquelas que vai guardando tudo e é isso ae.

Aqui temos duas questões, que vou denominar de 1, colecionismo e 2, desorganização. Vamos por parte.

1, colecionismo:
Não colecionismo de fato, de ter coleção. Quero apenas dizer da mania de juntar coisas, muitas coisas e tudo. Dos papéis que pego nos museus, à retalhos, botões, roupas que não uso faz mais de ano, papéis e papéis, revistas velhas, livros que jamais lerei de novo e toda infinidade de coisas. É que sempre pensamos: vai que eu preciso né, como saber!

2, desorganização:
Você pode ter um milhão de coisas, nenhum problema, escolha de cada um. Há quem colecione selos, DVDS, discos de vinil, câmeras fotográficas, ampulhetas ou cachorros, cada doido com sua mania.  Mas é preciso saber onde colocá-las, organizá-las. Ou sua vida será o caos e você nunca encontrará nada e nem poderá passar pela sala. Sim, minha vida é um caos, eu nunca acho nada e pra pegar minha carteira de trabalho eu preciso revirar a casa toda três vezes e prometer 10 pulinhos à São Longuinho.

Eu tenho pensado muito nisso: em TER. Pensado que isso não tem lá muito sentido – pelo menos não para mim. Porque simplesmente não serve para grandes coisas: ficam ali juntando poeira, ocupando espaço. Pois, comumente, funciona assim: quanto mais você tem, mais problema você arruma. Fica preocupado se vão ter roubar o carro, invadir sua casa, se a roupa vai estragar, um fio puxar, ou esquecer o casaco novo no metrô, etecêtera, etecêtera e tal.

Claro que você pode ser desses desapegados e cuca fresca, que perde as coisas e nem se coça de raiva. Ou pode não fazer diferença, afinal, você pode comprar 10 blusas se elas custaram 15 dinheiros cada uma. Mas sei lá, tenho achado tão absurdo ficar juntando roupas ou qualquer outra coisa, pois nem mesmo há dia suficiente na semana pra usar isso tudo de roupa e por ae vai. Males da sociedade do consumo.

Como lidar?
No tópico Para ser feliz temos: 10, ser menos consumista >> Comprar menos e pronto. Reaproveitar. Reutilizar. Reciclar.
Daí temos:

> DE CONSUMIDOR PARA AGENTE

1, organizar pertences. doar. jogar fora. limpar as coisas.
2, armário com o mínimo de peças
3, diminuir lixo (não usar copos descartáveis. composteira. sacolas plásticas. etc)
4, consumo consciente (marcas babacas x marcas bacanas)

Essa semana vamos focar no item 1, organizar pertences. doar. jogar fora. limpar as coisas. Começando por tudo que tenho guardado e esquecido na casa da minha mãe. Depois organizar minha casa, coisa por coisa. Separar documentos em pastas, as coisas em caixas, arrumar o armário. Por último separar as roupas do Nico para doar, procurar se existem redes de mães que trocam roupas de bebês e essas coisas.

Avaliação na próxima semana 😉

 

 

Deixe um comentário

